Estilos decorativos

Registar | Iniciar sessão Galerías Fotos Inicio
Estilos decorativos 0 COMENTÁRIOS

Dicas para criar uma decoração industrial

Quarta, 30 de Março de 2016 | 15:34

Dicas para criar uma decoração industrial

Um estilo sui géneris que chegou a atenção de não poucas pessoas nos últimos tempos: trata-se da decoração industrial, tal peculiar como atractiva e que vem aprofundar os padrões urbanos e vertiginosos das grandes cidades. Se queres conhecer as suas características e como aplicá-lo na tua casa, aqui te mostramos.

Com grandes toques

O estilo de decoração industrial tem a sua origem na cidade de Nova Iorque, inspirado nos lofts e espaços industriais adaptados para converterem-se em casas. Evidentemente, a industria e o desenvolvimento são as raízes que motivam este estilo, composto por um equilíbrio perfeito entre o rude e o fabuloso.

O mobiliário é outro dos protagonistas no estilo industrial, e a continuação do espaço dá um ar de amplitude muito vistoso. Realçam as enormes janelas de grande altura, a iluminação abundante e um descuido intencional de deixar à vista outros elementos como vigas, canos e paredes de betão.

Em relação aos materiais, o estilo industrial tem como preferência a madeira virgem, o couro e o aço, tudo isso com um toque distinto, antigo e muito natural que dá calor um bom ambiente ao espaço em geral. Os materiais recicláveis também são de destaque, ainda que é importante notar que se trata de um estilo versátil que assimila sem problemas outros elementos como candeeiros e mesas de toque clássico.

Conselhos para criar uma decoração industrial

Aspectos chave para a decoração industrial

O espaço e a cor

Como temos vindo a mencionar, o estilo industrial necessita de grandes espaços onde deve procurar-se realçar as estrutura que compõem o edifício. Por exemplo, tectos ao descoberto, paredes rústicas e colunas pronunciadas. Estes elementos originais devem respeitar-se, ao mesmo tempo que velamos para não rechear demasiado com acessórios decorativos.

Em relação à cor, predominam algumas tonalidades como o branco, o preto e o cinzento. Definitivamente, é necessário optar-se por cores sólidas e pouco chamativas que dêem espaço à estrutura e assumam um segundo plano discreto junto às texturas, que podem ser de algodão ao linho.

Elementos e móveis

O estilo industrial requer móveis e elementos derivados da actividade industrial. Frigoríficos grandes, congeladores, mesas próprias de restaurantes, … Elementos de hotelaria no final de contas.

Materiais

Os materiais devem evocar uma atmosfera industrial. Neste sentido, nada como optar-se pelo cimento, os azulejos, o vidro e o alumínio. Evidentemente, estaremos a procurar elementos que nos ajudem a aprofundar no conceito mecânico e fabril deste tipo de estilos, pelo que poderemos recriá-los nas paredes, nas cadeiras, nos candeeiros e nas mesas. Ainda que não existem problemas na altura de misturá-los na nossa decoração, não podemos descuidar a intenção de conceber um ambiente aberto e espaçado.

Cozinha para uma decoração industrial

Paredes e tectos

Não há nada que realce mais na decoração industrial do que as paredes de azulejos. Se contas com este tipo de elemento em casa, não duvides em potenciá-lo. Se precisas de fazer uma reparação das paredes, tenta manter intacto o toque desgastado dos azulejos.

Janelas e acessórios

Para terminar, centraremos a nossa atenção nas janelas. Trata-se de um aspecto básico dentro da decoração industrial e devem, para além de tudo, focar-se na passagem abundante de luz. Um espaço folgado necessita de uma entrada de luz que destaque todos os elementos dentro do espaço, e para isso prescindiremos de cortinas ou janelas pequenas, assim como evitaremos colocar móveis perto delas que tapem a entrada de luz.

Sobre os acessórios, não necessitas de te esforçar muito. Qualquer loja de segunda mão te irá prover de elementos vintage que poderás colocar no teu quarto. Móveis e candeeiros oxidados funcionam na perfeição neste ambiente. Por isso, não sejas forreta em partilhar a tua própria personalidade. Certamente acertarás se mantiveres dentro do minimalista e funcional.

Para relembrar

Vamos rever os aspectos básicos da decoração industrial: Pinturas desgastadas, materiais originais (aço, madeira, etc.), cores neutras e sólidas, pouco mobiliário, estruturas próprias do edifício bem realçadas (canalização, vigas, etc.) e elementos com estilo equilibrados e minimalistas.

Categorias: Estilos decorativos,
Partilhar:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Ideias para decoração de interiores, casas de banho, cozinhas, dormitórios, salas e quartos da tua casa.
Contacto | Aviso legal | Siga-nos no Facebook, Twitter e no Google+
Email ou nick Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te na I-Decoracao.com Fechar ×
Nick/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nick será o teu nome de utilizador e não é possível alterar depois de escolhido.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.