Em Stuttgart, Alemanha, existe este magnífico espaço bibliotecário que pelo seu design exterior parece uma fortaleza disposta a preservar o grande tesouro da leitura. Dentro destas impecáveis paredes brancas e a sua fachada imponente, este edifício alberga o conceito de biblioteca contemporânea.
À primeira vista este edifício nos pesa com os seus 40 metros de altura e os seus 44 metros de largura por cada lado. É uma construção imponente sem sombra de dúvida, mais ainda pelo seu envolvente. Desenhado pelo arquitecto coreano Eun Young Yi, no meio de casas de telhados e das árvores verdes de Stuttgart surge este bloco, ou como muitos lhe chama, “o templo da leitura.
A uniformidade, a cor branca, a utilização de mosaicos de vidro e a racionalidade do design são alguns dos elementos que caracterizam este edifício colossal.
O interior da biblioteca
Com esta deslumbrante fachada o visitante exige que o interior não seja menos, e sinceramente não fica decepcionado. O que é que encontramos uma vez que tenhamos atravessado o umbral da biblioteca?
O centro do edifício, referido por muitos como “o coração vazio”, é um espaço concebido para o relaxamento e meditação. Um quarto branco, como quase todas as da biblioteca, apenas composta por um pequeno espelho de água. Por cima deste espaço levanta-se a sala das galerias, iluminada por uma clarabóia original que dá acesso à luz natural.
A galeria, composta por várias salas temáticas e vários níveis, guarda um fundo literário impressionante, que consta de materiais em diversos idiomas.
A organização da galeria
O acesso às diferentes salas é garantido pelas escadas que estão dispostas de tal forma que o visitante nunca perde de vista “o coração” do edifício. O primeiro nível alberga uma sala de literatura infantil com um armazém de mais de 50 mil livros para o deleite dos pequenos leitores. Esta sala, sem abandonar o branco que caracteriza o espaço, está decorada com móveis e almofadas em cores pastel.
O verde, o amarelo e o laranja são algumas das tonalidade que convertem este espaço num lugar acolhedor para os pequenos. Os desenhos nas paredes ajudam a criar um ambiente muito mais de acordo com o público em que está destinado.
À colecção de livros somam-se também DVDs e CDs de conteúdo interactivo para tornar a experiência didáctica muito mais entretida para os pequenos visitantes. Junto a esta sala infantil compartilha no primeiro nível uma biblioteca musical. A estes espaços unem-se, noutros andares, uma sala concebida para eventos e reuniões, um terraço e uma cafetaria.
Um lugar onde se combina tradição e modernidade
Nos diferentes andares vamos encontrando pequenas salas de leitura, acomodadas com diferentes mobílias caracterizadas sempre por oferecer a máximo comodidade e funcionalidade. Assim encontramos cadeirões de estilo original que têm tomadas instaladas para ligar os computadores e telemóveis.
Encontramos também colunas que trazem incorporadas ecrãs tácteis para a visualização e descarregamento de materiais digitais. Este precisamente é um dos aspectos mais inovadores da biblioteca. Sem abandonar a tradição do livro impresso, abre-se as portas às novas tecnologias criando um espaço contemporâneo para o prazer da leitura.