A primavera é sinónimo de muitas coisas: o reaparecimento da luz que desperta os nossos sentidos, as flores e a natureza que despertam atrás do sono do inverno, etc. Baseando-se nesta estação tão especial, o estúdio Toer criou um fantástico candeeiros que exprime ao máximo a polivalência e a simplicidade da tecnologia LED.
O candeeiro Spring, como se uma flor que tivesse crescido na parede se tratara, rompe com a escuridão brilhando com luz própria. E da mesma forma que podemos tocar e mover os talos das flores, também podemos inclinar os seus focos para mudar a direção da luz.
O candeeiro Magneto, concebido por Giulio Iacchetti para a Foscarini, é uma criação flexível que deve o seu nome ao princípio da fixação que dota ao candeeiro de versatilidade e movimento, permitindo fixar a base com a fonte de luz.
Um pequeno íman em forma de bola permite de uma forma muito simples conseguir com que o candeeiro adote diferentes posições e inclinações diversas. Isto é conseguido graças às 10 faces diferentes que foram criados no pé do candeeiro. Ainda que à primeira vista parecem detalhes decorativos, rapidamente descobrimos que também têm funcionalidade.
Em cada dia é mais simples decorar de uma forma a que respeita o meio ambiente e a um preço acessível. Cada vez há mais lojas e mais designers conceituados no Ecodesign, e todos os dias encontro produtos cada vez mais interessantes para mostrar-vos. Uma boa amostra disso são os produtos que vos vou apresentar na continuação.
O que hoje trago são dois sensacionais designs de candeeiros “Eco-friendly” que encontrei numa loja inglesa, Desinature. Ambos os candeeiros são feitos com materiais naturais e serão feitos inteiramente nos UK. E outra das coisas que gosto destas criações (e dos produtos da Desinatura) é que parte dos seus ganhos vão para uma associação que se encarrega de plantar árvores. Toda uma oportunidade para decorar a nossa casa e reflorestar a Mãe Natureza.
Se como eu és um amante da arte japonesa do papel dobrado, a loja que te vou apresentar vais adorar pois vais encontrar uns candeeiros de estilo Origami sensacionais. Hoje proponho-te descobrir uma loja na Etsy que se dedica a criar fabulosas criações para a iluminação da nossa casa.
Cada uma das criações que encontrarás são obras cheias de doçura e suavidade, o que as torna muito especiais. Estas criações parecem-me um toque perfeito para uma ambientação japonesa, ainda que graças ao seu delicado estilo certamente que tem espaço em muitos outros sítios.
O estilo que apresentam que os candeeiros de mesa-de-cabeceira que hoje vamos contemplar são incríveis. Hoje temos candeeiros tao variados como os Drawlamp e Waaf, o super moderno Larketip e o elegante Morgiou de Roche Bobois. Ainda que diferentes entre si, todos estes reúnem três caraterísticas comuns: originalidade, versatilidade e funcionalidade.
Seguindo com o projeto lançado à 4 anos, a empresa Diesel (mais conhecida pelas jeans, a sua roupa e os seus perfumes) reforçou ainda mais a sua presença no mercado dos móveis e a decoração na feira do design Fuorisalone 2012.
Lá foi apresentada a sua coleção Successful Living da Diesel e nela encontrámos uma serie de cozinhas, candeeiros, móveis e inclusive roupa de cama ao mais puro estilo Diesel. O espirito moderno com toques vintage próprias da empresa está muito presente em todas as criações, nos materiais escolhidos e nos seus acabamentos muito trabalhados.
A designer francesa Ionna Vautrin já tem mais de 10 anos a trabalhar no setor do design para prestigiadas marcas como Camper, George J. Sowden, Ronan & Erwan Bouroulec, Foscarini ou Moustache. Recentemente abriu o seu próprio estúdio de design em Paris e diretamente dele mostra-nos as suas criações luminosas mais destacadas. Através delas podemos ver o universo poético que desprendem todas as obras desta fantástica designer.
A semana passada apresentei-vos diferentes coleções de candeeiros da empresa Mantra criadas pelo designer Santiago Sevillano. Hoje preparei outra pequena seleção para que vejas todas as colaborações que foram feitas conjuntamente entre a empresa e o designer. As coleções Kron, Duna e Bali que vos mostro hoje parecem-me igualmente brilhantes.
Mantra é uma empresa dedicada ao setor da iluminação que oferece uma iluminação acessível, com um design e uma qualidade magníficas a um preço acessível a todos. A frase em que a marca se baseia reflete muito bem a sua filosofia: Sente a luz. O que a marca pretende a todo o momento é que as suas criações não só iluminem, mas que transmitem simplicidade e beleza, e cheguem ao utilizador de uma forma distinta.
Hoje trago-vos uns claros exemplos de como os seus candeeiros seguem essa filosofia e transmitem essas sensações internas que a empresa procura. O designer que criou todas as propostas que te mostro hoje é o valenciano Santiago Sevillano. E são fantásticas, posso-te já adiantar.