Falamos sempre da necessidade de ganhar metros nos interiores das nossas casas e da necessidade de poupar metros utilizando nas nossas decorações apenas os elementos necessários. E na casa de banho há um elemento com o que podemos ganhar muitos metros: o duche.
Mudar a clássica banheira por uma base de duche não é uma escolha fácil, já que fazê-lo implica uma pequena remodelação e nem sempre há vontade para o fazer. Mas se quiseres (algo que recomendamos), o seguinte artigo vai-te cair bem pois falamos-te dos aspectos a ter em conta para a escolha do duche para a casa de banho. Parece uma decisão simples, mas há diferentes aspectos que deves ter em conta.
Forma do duche
A primeira escolha a tomar é a forma que terá a nossa base de duche. A mais tradicional é a quadrada, a rectangular e a semicircular. Os duches quadrados são mais tradicionais e têm umas dimensões que começam geralmente nos 60 cm por lado e terminam nos 100 cm.
Os modelos mais modernos são os rectangulares e os semicirculares. Estes últimos encontram-se no mercado à mais tempo que os rectangulares, que são de criação mais recente. A curva dos semicirculares faz com que ganhemos ainda mais metros na casa de banho, para além de dar ao espaço um look mais dinâmico. Uma vez tendo falado das formas, passemos às características das bases e cabines de duche.
Material da base do duche
Mais dados a interiorizar na altura de escolher uma base de duche. Que material escolho? Existem muitos? Pois a verdade é que a variedade de materiais é ampla como veremos na continuação. Podes escolher entre bases de duche de resina, acrílicos, cerâmicos, … vejamos brevemente as vantagens de cada um deles.
A resina é um material bastante desconhecido, mas dispõe de enormes possibilidades dentro da casa de banho. É um material muito resistente, ao contrário do que se acredita. Para além disso o tacto para os pés é bastante agradável, transmitindo calor. Falando agora das bases acrílicas, estas apresentam a vantagens de serem bases com pouca altura, algo que facilita a entrada e saída do duche. O brilho do material dá-lhe um toque ainda mais interessante a este tipo de pratos.
Por último falemos das bases de duche cerâmicas, uma das opções mais populares pela resistência do material e pela simplicidade de manutenção que apresenta. É um material para além de tudo isso resistente, que não se deforma com o passar do tempo.
Características das cabinas de duche
A utilidade das cabinas é inquestionável, permitindo que a água não inunde a casa de banho por completo ao tomar um duche. Este tipo de função também pode ser conseguida com a tradicional cortina de banho. É uma escolha mais cara do que a cortina, mas os benefícios decorativos multiplicam-se.
É importante saber que temos três tipos de cabinas de duche à escolha. As cabines corrediças são as mais populares, e são as que se deslizam por uma guia fixa. Estas oferecem um isolamento total. Por outro lado encontramos as cabines abatíveis, que são como portas aparafusadas à parede. Requerem de mais espaço do que as anteriores e não oferecem o mesmo nível de isolamento.
Por último encontramos as cabines dobráveis, que se recolhem sobre elas mesmas dobrando-se pela metade graças a um eixo central.