Como dissemos no artigo da semana passada, os materiais do lavatório são os que vão marcar em grande medida o estilo da nossa casa de banho. Nesse artigo já vos mostrei alguns dos materiais que podemos encontrar no mercado para esta peça. Hoje vos mostro novos materiais, com imagens e uma pequena descrição das suas características.
O mármore é um material muito versátil. Ainda que a sua aparência possa parecer delicada, o mármore é um material muito resistente e pouco poroso. Existe um amplo leque de possibilidades à escolha com este material, variando acabamentos, cores e até texturas.
Nem todos os tipos de mármore resistem bem à humidade, sendo que os mais porosos são os que dão mais problemas. Felizmente este problema foi desaparecendo com o passar do tempo. Actualmente os lavatórios de mármore recebem tratamentos não só para melhorar a sua resistência, mas também para reduzir a manutenção do material.
A pedra de lava esmaltada (pedra natural recoberta de esmalta) é um material de grande resistência para o lavatório. Esteticamente é parecida com o azuleja, mas não apresenta a sua fragilidade nem outras das suas desvantagens.
O principal problema dos lavatórios feitos neste material é o elevado custo do mesmo. A razão do seu alto custo é devido a serem feitos à medida, e têm que ser medidas exactas. Uma vez feito é impossível trabalhá-lo para o reajustar. Ainda que também isto traz uma vantagem: cada lavatório é único.
O vidro é um material de tendência nas casas de banho actuais. Uma das principais razões deste auge é o design e a incomparável estética que este tipo de material nos oferece. O vidro é um material muito elegante que reflecte a luz e dá profundidade à zona.
Este material não só oferece resistência, também é de pouca manutenção. Graças ao facto destes lavatórios não disporem de juntas, são limpos muito facilmente e são muito higiénicos. Puro e transparente, o vidro é um material ideal para o lavatório já que não se deixa entranhar com sujidade e resiste muito bem ao passar do tempo.