O verde é uma cor com vários tons que podem dar um grande número de sensações diferentes às nossas casas. E contrariamente a muitas das ideias preconcebidas, o verde pode combinar muito com outras cores com personalidade como pode ser o azul.
Verde água, verde menta, verde turquesa, verde azeitona, … No seguinte artigo analisaremos os benefícios do uso de algum dos tons de verde mais destacados e aprenderemos a usá-las e a combiná-las.
Verde turquesa, cor surpreendente
O verde turquesa é uma cor viva que deve ser utilizada, claro, em toques ou sobre uma só parede de um espaço. O aconselhável é atreveres-te com esta última opção nos quartos mais iluminados, porque ao contrário nos arriscamos a ter um espaço demasiado sombrio.
Se atreves-te com o verde turquesa deves introduzir delicadeza na peça através dos móveis. Num quarto opta por elegantes mesas-de-cabeceira ou a simplicidade de uma bonita mesa-de-cabeceira, numa sala procura a sobriedade nos móveis com todos neutros, etc. A partir daqui aconselhamos-te a que peças ajuda aos especialistas em cores e que procures muitas ideias na internet, já que o verde turquesa não é uma cor fácil de manipular.
Verde menta, revigorizante
Este tom de verde tem uma intensidade média, bastante viva, que é ideal principalmente para lugares de passagem com as entradas da casa ou dos corredores. Podes utilizá-lo numa das paredes do espaço ou na parte inferior de uma escadaria. Na altura de combiná-lo, opta por uma associação com um amarelo pálido ou um laranja pêssego.
Verde água, tranquilizante
Uma das características que mais gostem deste tom de verde é a paz que transmite, criando espaços envolventes. Por isso é uma cor especial para espaços como o quarto ou a casa de banho. É uma alternativa ideal ao clássico azul para as casas de banho. Com este verde ganharemos luminosidade, sobretudo se o associarmos com um verde mais pálido ou com um branco creme. Na cozinha também pode dar-nos resultados fantásticos.
Verde-escuro, com precaução
O verde-escuro é um tom original, mas o seu uso é delicado pelo que há que utilizá-lo com parcimónia. A sua “parte escura” dá-lhe um toque muito chique ao ambiente de um espaço, pelo que podemos animar-nos a usá-lo, mas sempre suavizando-o com móveis de tons claros ou, na cozinha, associando com elementos brilhantes.
Verde anis, refrescante
Esta cor é muito refrescante, mas pode chegar a ser aborrecido se se lhe dá demasiada presença num espaço. Combinemos com toques de cores brilhantes como o rosa (ligeiramente pálido), o laranja ou turquesa. Esta cor é muito alegre, ideal para o quarto das crianças.