As cores vermelho, rosa e laranja não são cores que vejamos muito nos interiores das casas devido à difícil utilização. Mas como veremos no seguinte artigo, bem utilizados são capazes de criar espaços muito pessoais e únicos. Partindo dessa premissa vejamos um guia prático para utilizar com acerto estas três cores na decoração da nossa casa.
Cores estimulantes para a casa
As três cores de que falávamos neste artigo são tons muito estimulantes para os espaços da casa. Estes permitem contrastes interessantes e com toques muito modernos. São cores capazes de adaptar-se bem e que se associam muito bem entre eles graças à infinita paleta de tonalidades que podemos encontrar em cada um deles.
O rosa por exemplo é uma cor ideal para espaços como o quarto ou a cozinha. Esta cor dá um toque romântico e ligeiramente retro a estes dois ambientes, o qual fica muito bem.
O vermelho por sua vez, num uso destacado apenas é aconselhado para ambientes modernos. Mas utilizado em toques, pode completar na perfeição ambientes com estilo. Numa decoração rústica ou campestre o vermelho também tem o seu espaço.
Por último o laranja é uma cor mais versátil que o vermelho. Este revaloriza os tons da madeira e associa-se muito bem com ela. É uma cor perfeita se tivermos solos de parquete envelhecidos ou móveis clássicos. Certos tons de laranja são ideais para um ambiente rústico e também para espaços inspirados no estilo mediterrâneo.
Cor rosa para interiores retro e rústicos
O primeiro conselho que temos que dar para utilizar esta cor é que a usemos exclusivamente em espaços bem iluminados. É considerada como uma cor fria, pelo que utilizá-la num espaço pouco iluminado a combinaremos com tons quentes.
Os rosas pálidos são cores relaxantes perfeitos para espaços como quartos. Para um quarto inspirado nas casas de campo, opta por um tom mais que acetinado. Isto cria um “efeito envelhecido” perfeito. Podes ter de combiná-lo com decorações florais num papel de parede ou em almofadas. Se o utilizares na cozinha ou na sala, combina-o com branco ou amarelo creme.
Se queres um toque mais sofisticado, opta por um rosa mais vivo combinado com a cor malva. Podes igualmente utilizá-la juntamente com toques de cinzento e toques de amarelo.
Utilizar o vermelho em toques
É muito difícil que um espaço totalmente vermelho fique bem e que não reduza bastante os espaços, por isso recomendamos-te que antes de fazê-lo vais dando provas. O ideal é que no máximo atreve-te a dar a uma única parede esta cor tão intensa. Não obstante, o ideal é aplicá-la em acessórios como candeeiros, quadros, cortinas, etc.
Esta cor é forte, intensa e energética, pelo que em nenhum caso é recomendado para quartos. Em espaços pequenos ou pouco iluminadas também não é aconselhável. O ideal é utilizá-la em salas, cozinhas ou até grandes corredores, sempre que estes espaços tenham muita luz natural.
Laranja para estimular a decoração
Cor quente por excelência, o laranja encontra um espaço muito mais facilmente do que o vermelho. Não obstante também desaconselhamos usá-la em excesso. Para as paredes, uma parede igualmente será mais do que suficiente. E o mesmo que dizíamos para o vermelho aplica-se com o laranja: não utilizar em quartos pequenos ou pouco iluminados naturalmente.
O ideal para utilizar esta cor é fazê-lo mediante toques de tons diferentes. Num quarto infantil ,esta cor em tons de pêssego pode ser fantástica. Para animar ambientes frios como um escritório de tons metálicos o laranja também é aconselhável. Numa sala de móveis de madeira escura, um laranja escuro rouba realmente estimulo