A cozinha é um dos espaços mais utilizados da casa. Por isso é importante fazer desta um lugar de descanso e tratar de decorá-lo ao nosso gosto. Para além disso podes optar por um estilo e decoração que sejam divertidos e originais. Aqui oferecemos-te conselhos para conseguir uma cozinha colorida e única.
Que cores é que são apropriadas?
Ainda que queiramos criar um ambiente colorido e peculiar nesta área há certas cores que são mais adequadas do que outras para ambientar correctamente este espaço. Recomendamos-te cores chamativas mas não em tons muito fortes poes podem sufocar visualmente.
Experimentar os diferentes tons de amarelo, laranja, azul e verde. São cores ideais para as cozinhas poes são refrescantes, vivas e divertidas. Darão um toque de cor à tua cozinha e a transformarão num espaço único dentro da tua casa.
Não recomendamos as cores vermelho e preto, poes ainda que podem criar combinações muito atractivas não são adequadas para as cozinhas pela sua tendência a dar sensação de calor e a escurecer o ambiente.
Cor apenas nas paredes?
Se és dos que pensa que o toque de cor apenas pode ser dado mediante a pintura de paredes, não te preocupes pois é uma ideia errada bastante comum. Vamos ajudar-te a ver como podes encher de cores a tua cozinha, desde acessórios, bancadas, etc. Cada detalhe conta.
As bancadas são o elemento de maior atenção e trabalho na cozinha, por isso devemos centrar a decoração nelas. Uma bancada colorida pode ser uma grande atracção neste espaço. Se és dos mais atrevidos podes lançar-te com uma bancada em cores brilhantes e combiná-las com outros tons mais discretos, conseguirás sem dúvida um espaço distinto e original.
Outra forma de adicionar cor a este espaço é mediante o mobiliário. Podemos optar por umas cadeiras coloridas para um pequeno jogo de sala de jantar. Ou talvez uma mesa de alguma cor viva à volta da qual se centra um jogo de cadeiras numa tonalidade mais neutra.
Conselhos úteis
O mais importante é não deixarmo-nos levar apenas pela cor que gostaríamos. É vital ter em conta as características da cozinha: a sua localização da cozinha dentro de casa, o tamanho, a distribuição, a iluminação deste espaço e sobretudo colocar a decoração em função da utilidade. De nada nos serve uma cozinha bela e com um estilo ultra moderno que não seja funcional.
Se seguirmos estes conselhos podemos conseguir uma cozinha chique e criar um espaço que reflicta a personalidade e gostos de quem a utiliza.