Sobriedade, simplicidade e naturalidade são as 3 chaves da decoração japonesa. Este ambiente zen vai ganhando cada vez mais adeptos no ocidente. E não é de estranhar, pois num mundo que cada vez gira mais depressa é necessário chegar a casa e encontrar paz e harmonia no ambiente da tua casa.
O interior japonês é sóbrio e arrumado, com poucos objectos decorativos que possam obstruir a nossa vista. Os japoneses privilegiam a vida simples, com apenas os móveis essenciais e de um estilo simples e de linhas depuradas.
As bases da decoração japonesa são os materiais (madeira, bambu, algodão, linho e papel de arroz), as cores (cores simples e neutras como o branco, o bege ou o castanho claro, com leves toques de cores vivas como o vermelho ou o verde) e os acessórios japoneses típicos (ikebanas, lanternas, velas, fontes, etc).
Os móveis de estilo japonês são baixos devido aos japoneses comerem e dormirem ao nível do solo. Esquece também os tapetes ou os chãos de mármore. Necessitarás de tatames ou de chãos envernizados. Umas almofadas sobre o tatame proporcionarão comodidade extra.