Se quiseres que a decoração da tua casa seja quente e confortável com tons escuros e com leves toques florais, o estilo que estás à procura é o barroco. De inspiração clássica, os ambientes barrocos atuais foram reinventados ligeiramente construindo interiores cheios de encanto e elegância com um certo toque moderno.
A primeira coisa que temos de saber para poder criar um ambiente barroco perfeito é o significado da palavra. O termo barroco vem do português e significa “irregular”. O estilo barroco nasceu em Itália a finais do século XVI e impulsava as linhas curvas, juntamente com uma decoração recarregada e luxuosa. Atualmente o estilo barroco decorativo segue o espírito glamoroso dos inícios e o amor pelas linhas generosas e arredondadas.
As cores no estilo barroco. As principais cores destes ambientes são o preto e o púrpura. O barroco é um estilo atemporal que partindo de interiores clássicos os reinterpreta introduzindo cores escuras como o preto, o púrpura e o ameixa.
Uma boa forma de criar um ambiente barroco é combinar móveis de corte clássico com elementos e acessórios de tons escuros como os que comentava anteriormente. Não devemos sobrecarregar a zona de acessórios escuros pois podemos causar um efeito depressivo. Compensa-os com cores neutras como o cinzento em paredes e chãos.
Formas e padrões do estilo barroco. Um ambiente barrico carateriza-se por umas formas carregadas, curvadas e “pesadas”. Acessórios em materiais como veludo, tafetá ou seda te ajudarão a criar essa sensação procurada. Padrões arábicos ou orientais, formas excêntricas, suntuosas decorações florais, etc. A tua inspiração deve ir por esses caminhos.
Para o chão opta pelo calor da madeira ou pela suavidade das carpetes. Se preferes o calor da madeira, opta pelo carvalho por exemplo. Este chão de madeira combinado com tapetes de tons pretos ou púrpuras ficará muito bem no teu ambiente barroco. Os tapetes encaixam muito bem num estilo barroco.
As carpetes são mais baratas que o chão de madeira, mas também são muito mais difíceis de manter. Este tipo de chãos é ideal para um estilo barroco pela pomposidade que transmitem, mas é pouco recomendável para casas com crianças ou para alérgicos ao pó. O ideal é colocar este tipo de chão em quartos.