À umas semanas falámos das muitas qualidades que os painéis japoneses conferem às janelas no nosso lar e ao interior do mesmo. Este tipo de painéis não é apenas apto para um estilo oriental, mas também é perfeito para ambientes modernos ou minimalistas em que queiramos transmitir elegância e classe.
Os painéis japoneses têm múltiplas virtudes funcionais que os tornam muito queridos no universo do interiorismo. Embora o aspeto pelo qual se destacam mais é o estético. A beleza visual que dão a uma divisão é um dos seus valores mais apreciados.
Uma das últimas tendências para vestir as janelas do nosso lar são os painéis japoneses. O estilo destes confere um toque moderno e minimalista ao lar, contribuição que tem um resultado francamente interessante.
A priori poderíamos pensar que este tipo de painéis é apenas apto para ambientes orientais, mas nada mais afastado da realidade. Os painéis japoneses são apropriados para qualquer tipo de ambiente de corte atual. Visualmente ficam muito bem, e o nosso lar vai agradecer por esse toque extra de exotismo que concedem.
É um sofá de forma redonda e com generosas curvas e quatro pés como se fossem riscos feitos a lápis. Assim é o sofá Haiku que nos é apresentado pelo designer Stine Gam em colaboração com o estúdio italiano GamFratesi.
A obra é inspirada na poesia tradicional japonesa chamada Haiku. É também dela que provem o seu nome. O sofá quer transmitir o mesmo que a poesia, calma e paz. Essa é a razão da sua forma tão generosa, a ausência de cantos e o seu interior envolvente.
Hoje vamos ver uma serie de conselhos para conseguir uma perfeita ambientação japonesa na nossa sala. Primeiro de tudo devemos recordar a filosofia da decoração japonesa. O Zen é o lema principal desta ambientação. Elegância, calma e repouso são os principais lemas que devemos procurar.
Um dos aspetos mais importantes que devemos respeitar é o minimalismo. Devemos evitar a todo o custo sobrecarregar a sala. Acessórios os mínimos, as paredes o mais livres possíveis, etc. Para os poucos acessórios escolhamos, o vidro e os materiais naturais com o bambu são muito bem recebidos.
Se como eu és um amante da arte japonesa do papel dobrado, a loja que te vou apresentar vais adorar pois vais encontrar uns candeeiros de estilo Origami sensacionais. Hoje proponho-te descobrir uma loja na Etsy que se dedica a criar fabulosas criações para a iluminação da nossa casa.
Cada uma das criações que encontrarás são obras cheias de doçura e suavidade, o que as torna muito especiais. Estas criações parecem-me um toque perfeito para uma ambientação japonesa, ainda que graças ao seu delicado estilo certamente que tem espaço em muitos outros sítios.
Apaixonei-me por estes 2 móveis da designer Naoko Kanehira. Não conhecia esta jovem designer japonesa mas graças a estas duas peças criadas exclusivamente para a empresa Habitat dei conta que gosto do seu estilo.
Kanehira, especialista em mobiliário contemporâneo, criou 2 autênticas “pérolas” para a decoração da casa. A elegância, delicadeza e frescura do cadeirão e do escabelo são magníficas.
Sobriedade, simplicidade e naturalidade são as 3 chaves da decoração japonesa. Este ambiente zen vai ganhando cada vez mais adeptos no ocidente. E não é de estranhar, pois num mundo que cada vez gira mais depressa é necessário chegar a casa e encontrar paz e harmonia no ambiente da tua casa.
O interior japonês é sóbrio e arrumado, com poucos objectos decorativos que possam obstruir a nossa vista. Os japoneses privilegiam a vida simples, com apenas os móveis essenciais e de um estilo simples e de linhas depuradas.