Tomás Alía é um dos arquitectos e decoradores espanhóis com mais projecção pelo mundo fora. Nas seguintes linhas analisaremos o estilo e o carácter das obras deste artista, que neste momento anda a trabalhar num dos estádios de futebol para o Mundial do Qatar de 2022.
O próprio designer definiu o seu trabalho como arriscado e disse que o seu pensamento está definido por uma visão para o futuro. Para comprovar estas abordagens que o decorador espanhol faz sobre a sua obra, propomos conhecer um pouco mais o seu estilo através deste artigo.
Trabalhar sobre a premissa de inovar sempre
Tomás Aliá é dos que pensa que no design a mistura de culturas, a observação atenta e a inovação são chaves fundamentais e isto o implementa em cada um dos seus projectos que empreende. Os seus desenhos caracterizam-se pelo eclecticismo que inunda Espanha e a transgressão.
As formas inovadoras, a reutilização e a modernidade são algumas das constantes da sua obra. O resultado do trabalho da sua equipa de design é sempre renovador e ainda mantem sempre umas linhas que permitem reconhecer a sua mão em cada obra, surpreende sempre.
A iluminação como protagonista
Sem dúvida que há dois protagonistas nos espaços que Aliá desenha: a arquitectura e a iluminação. Estas suas as suas maiores obsessões e o mostra no seu trabalho. A luz é para o designer espanhol um dos elementos mais importantes de qualquer espaço.
Considera que o design do espaço está sujeito a esta e que a luz é a guia do seu processo criativo. Utiliza sempre a iluminação indirecta, pois explicar o designer que adicionar dramatismo aos espaços, conseguindo um efeito cativante.
As suas preferências cromáticas
Para quem já pôde apreciar alguns dos trabalhos de Tomás Aliá, é evidente que o decorador tem uma grande preferência pela estridência cromática e creio que isto está relacionado com o seu propósito de causar impacto visual.
O vermelho, o laranja, o verde e o magenta são apenas algumas das suas cores que inundam os espaços desenhados por esta equipa. Contrastando sempre com o branco como uma escolha impecável. A combinação do branco radiante com estas tonalidades tão saturadas consegue um ar ultra moderno que já definiu o trabalho de Tomás Aliá.
As formas e o mobiliário
A sua paixão pela arquitectura faz com que o design procure sempre novidades estéticas e que não se conforme com as formas plantas e lineares em relação ao mobiliário. Os espaços os prefere simples para que o mobiliário, as cores e a luz protagonizem a experiência vanguardista.
Escolhe sempre cadeiras com forma estilizadas ou curvilíneas, sem descuidar nunca o conforto e a funcionalidade. As colunas com formas inovadoras nunca faltam nos seus projectos.
Quando a verdadeira paixão e o amor pela arte se unem com a disciplina e o trabalho de grupo geralmente obtêm-se resultados como o deste designer e da sua equipa, que revolucionaram a forma de apreciar e entender o design em Espanha e conseguiram transcender as fronteiras geográficas.