Queres que a tua casa, ainda que seja pequena, brilhe de forma funcional e decorativa? O us dos acessórios decorativos, os móveis, o engenho e o cuidado dos detalhes vai-te ajudar a consegui-lo, como veremos nas seguintes linhas.
Para ter êxito com a decoração de interiores da tua casa, segue os nossos conselhos para equipar os espaços da tua casa de móveis funcionais, confortáveis e de estilo.
Optimiza todos os metros
Para um interior funcional num espaço pequeno, devemos começar pela optimização de todos os cantos do espaço. A regra básica é que tudo é aproveitável. As escadas podem ser lugares de armazenamento, as estantes podem fazer parte dos sofás, os bancos podem fazer as vezes de mesa-de-cabeceira, etc.
Dando versatilidade a todos os elementos da nossa casa, limitamos o número de móveis, com o que ganhamos espaço sem perder um pedaço de funcionalidade.
Três dicas decorativas para espaços pequenos
Cor: Usa cores claras e neutras para ampliar o espaço. Queres originalidade? Joga com os revestimentos da parede invés da sua cor.
Móveis: Em espaços pequenos a regra de ouro é ter o mínimo número deles e os mais funcionais possíveis. Escolhe móveis que possam oferecer-te pelo menos duas funções.
Luzes: Um espaço bem iluminado tem mais volume e maior sensação de amplitude. A luz branca é ideal para espaços pequenos e evita que se formem sombras colocando os pontos de luz bem escolhidos.
Móveis à medida
Os móveis à medida são, sem lugar para qualquer dúvida, a solução ideal para espaços pequenos. Com estes poderemos aproveitar ao máximo até mais pequeno canto da casa. Os móveis modulares também são uma boa alternativa, porque podemos ampliá-los à vontade, para além de que se moldam muito bem a quase qualquer necessidade.
Como exemplos deste tipo de móveis encontramos os modelos da cama que mantêm armazenamento no seu interior, a gaveta de cozinha que se esconde dentro do balcão e que pode fazer as vezes de mesa auxiliar, o móvel da sala que esconde a televisão no seu interior ou uma mesa de jantar que uma vez dobrada converte-se numa cómoda.
Portas corrediças
Uma boa ideia para ganhar espaço sem quase esforço nenhum é recorrer à ajuda das portas corrediças, tanto na casa como nos móveis. A abertura das portas limita-nos muito na altura de aproveitar os espaços, e optar pelos modelos corrediços é uma excelente alternativa.