Hoje vamos ver uma serie de conselhos para conseguir uma perfeita ambientação japonesa na nossa sala. Primeiro de tudo devemos recordar a filosofia da decoração japonesa. O Zen é o lema principal desta ambientação. Elegância, calma e repouso são os principais lemas que devemos procurar.
Um dos aspetos mais importantes que devemos respeitar é o minimalismo. Devemos evitar a todo o custo sobrecarregar a sala. Acessórios os mínimos, as paredes o mais livres possíveis, etc. Para os poucos acessórios escolhamos, o vidro e os materiais naturais com o bambu são muito bem recebidos.
Que móveis escolher para a sala?
Uma grande mesa baixa será a peça principal da nossa decoração asiática. À volta dela será onde se gera a vida do espaço. Em torno dela coloca-se zafus japoneses ou futons pequenos. Estes elementos potenciarão o espírito minimalista da decoração.
Para completar a decoração deste japonês substitui o teu sofá por um futon que te servirá para receber os teus amigos e igualmente poderá servir de cama auxiliar. Por último complementa a tua decoração com um aparador lacado de estilo oriental que te proporcionará um espaço de armazenamento.
E para as paredes?
Se a sala apresenta um tamanho normal (não demasiado reduzido) uma excelente alternativa para as paredes é pintar duas paredes de cor branca e as outras duas de uma cor verde lima suave. As paredes que pintaremos da mesma cor serão as que estiverem uma em frente da outra.
Se o espaço é pequeno ou essa distribuição de cores não te convence esta distribuição de cores, sempre podes optar por utilizar o branco como cor principal. Podes criar contrastes nas paredes colocando stickers de padrões orientais como bambus ou letras japonesas. Colocamos sempre nas paredes uma em frente da outra e evitamos sobrecarrega-las.
O chão da nossa decoração japonesa
O ideal neste tipo de espaço é procurar a naturalidade do chão, tanto em materiais como em tonalidades. Em relação a cores procura tons perto da cor terra ou da cor madeira e em relação a materiais o tarima ou o parquete são as soluções mais recomendadas.
Evitamos a todo o custo o mármore e os azulejos / mosaicos, já que destoam completamente neste tipo de ambientes.
Painéis japoneses nas janelas
Para as janelas a opção ideal são os painéis japoneses pelo seu toque minimalista e pela sua leveza. Evita as cortinas de tecidos pesados. Estas vão-te privar de muita luz, um aspeto fundamental no estilo japonês.
As persianas de bambu também podem ser uma excelente opção para decorar as tuas janelas. O seu preço é muito mais baixo e são muito fáceis de adaptar às medidas de qualquer janela.