Quem não sonhou em ter um jardim cheio de vida na sua varanda? Este desejo pode tornar-se realidade mesmo que a tua varanda seja pequena. A única condição é respeitar certas normas inerentes às plantas.
A regra de ouro para que o jardim cresça bem é ser consequente com a nossa disponibilidade para cuidar das plantas. O stress diário implica um modo de vida específico, com deslocamentos, fins-de-semana fora, etc. Passamos muito tempo fora de casa. Mas o espaço que queremos criar na varanda precisa de certo tempo e um mínimo de atenções para poder crescer de forma saudável.
Que plantas escolher? O aconselhável é seleccionar as plantas em função do espaço que disponhas, do espaço que queres ocupar na tua varanda e do tempo que tenhas para dedicar-lhes.
A posição da varanda também é determinante. Se está direccionada para o norte ou é um piso baixo, o melhor é optar por vegetais adaptados às zonas escuras, como as plantas vivaças. Se o sol não é directo, as camélias e as hortênsias são uma boa escolha. Se a varanda está virada para sul, o melhor é escolher plantas adaptadas ao sol directo, plantas mediterrâneas.
Para a manutenção do jardim o melhor é instalar um sistema de rega automático adaptado. Para um óptimo crescimento, as plantas deverão receber água três ou quatro vezes por noite, entre as 21h e as 9h da manhã, mas em muito pequenas quantidades para não afogar as raízes.
Pode-se cultivar uma horta na minha própria varanda, mesmo na cidade? Claro que sim! É possível ter uma pequena horta no meio da cidade, mas sempre dependendo do espaço que disponhas. E evidentemente não teremos umas quantidades enormes de vegetais. Mas sim é possível.
Para zonas com sombra o melhor é cultivar ervas aromáticas, tomates ou mesmo pimentos vermelhos. Para plantar alfaces, uma luz indirecta bastará. Pelo contrário, as beringelas e outro tipo de verduras requerem uma luz directa e abundante.
Para criar um ambiente campestre o melhor é escolher árvores de folhas pequenas e misturamos com árvores de folha caduca, que crescem ao longo do ano e marcam o inicio das estações. As plantas vivaças são outra excelente opção já que conservam a sua cor verde.