Gostas do encanto dos restaurantes franceses? Queres criar na tua casa um espaço que recorde os clássicos “bistrot” parisienses? Nas seguintes linhas vamos-te mostrar uma serie de chaves para que possas consegui-lo.
Inspirando-te nas bases que te daremos a partir do I-Decoração vai-te ser mais simples criar uma sala de jantar de decoração francesa, com toques mais clássicos ou modernos, dependendo sempre do teu estilo. Não obstante o encanto deste tipo de espaços está no seu toque mais retro, criando um ambiente quente e acolhedor jogando com os materiais e estilos industriais e vintage.
Materiais e elementos
Zinco, metal, madeira, aço inoxidável, … para o material dos elementos da tua sala de jantar de estilo bistrot francês atreve-te a combinar estilos e materiais. Assim que não duvides em colocar uma mesa moderna de madeira maciça com estrutura metálica. Opta preferencialmente por modelos rectangulares e coloca elementos de estilo industrial como cadeiras cromadas. Não obstante, podes também optar por cadeiras de vime ou de madeira para dar ao teu interior um lado mais tradicional.
Para a iluminação do espaço, opta por candeeiros de tecto de metal, de estilo industrial, colocados justamente acima da mesa para iluminar esta na perfeição. Se queres completar o teu espaço de uma forma muito pessoal, podes colocar numa parede próxima um quadro de ardósia onde podes escrever o menu do dia com a clássica frase dos restaurantes franceses: “Menu du jour”.
Chãos e paredes
Ao pensar num bistrot clássico de Paris vem-nos à cabeça uma parede de azulejos, certo? Se queres decorar a tua casa com estas clássicas paredes podes fazê-lo de duas formas sem necessidade de fazer grandes obras. O azulejo é um material clássico do estilo industrial e este dará calor e encanto à nossa sala de jantar.
A primeira forma é mediante um papel de parede que imite os azulejos clássicos. O efeito não será de todo perfeito, mas há modelos que oferecem boas sensações. Podes igualmente optar por criar uma parede de azulejos em cima da tua. É um trabalho menos custoso do que parece, e no mercado tens soluções práticas para o conseguir.
Se não gostas do azulejo, podes optar por cores neutras como o bege ou o cru para as paredes. E para um toque cheio de personalidade, atreve-te a pintar a parede que mais luz recebe de vermelho azulejo. Para o chão podes optar por um parquete de tons de madeira escuros. Se estás em obras e queres um toque de verdade francês, opta por baldosas cerâmicas ou de cimento ou por um chão de betão polido.
Acessórios complementares
Como sempre os detalhes decorativos serão os encarregues de assegurar-nos o acerto total da nossa decoração de interiores. Para uma sala de jantar de estilo francês optaremos por acessórios como uma toalha axadrezada em verleho e branco, saleiros e moedores de especiarias clássicas, para a loiça procuraremos por barro e vidro de cores pintadas, e na mesa não pode faltar a cesto de vime para o pão.
Para as paredes não duvides em colocar acessórios de metal como um relógio, cartas vintage ou placas de metal de toques retro, ou inclusive letras decorativas em zinco ou em madeira.