Todas as mulheres desejaram alguma vez um espaço destinado apenas à nossa roupa, aos nossos sapatos, e que para além disso nos permita vestir-nos e ver como ficam os conjuntos escolhidos. Um guarda-roupa é uma das principais peças para muitos de nós e em certas alturas renunciamos isto devido à falta de espaço ou porque pensamos que pode ficar caro.
Na continuação explicamos-te alguns aspectos úteis para organizar e desenhar o guarda-roupa que todos sonhamos.
Onde colocar o nosso guarda-roupa?
Geralmente recomenda-se localizá-lo no quarto, pois aí é onde nos sentimos melhor vestindo-nos e podemos ter todas as nossas coisas por perto, mas cada vez vemos mais inovações nesse aspecto. Qualquer passagem ou corredor inutilizado pode transformar-se rapidamente num guarda-roupa, ainda que recomendamos que se não está dentro do quarto, ao menos esteja perto.
Outras pessoas preferem localizá-los nas casas de banho, mas para isso é necessário ter especial atenção com os materiais que seleccionamos pela humidade que há neste espaço. Uma opção que é fantástica para localizar o guarda-roupa é a criação de um corredor entre o quarto e a casa de banho.
Organizar o guarda-roupa
O mais importante a ter em conta é a organização. Esta é a chave para que funcione e seja não só bonito, mas também útil. Utilizar gavetas e cabides é uma recomendação que todos os decoradores te darão, pois permite ter as peças bem localizadas e evitar a sobrecarga neste pequeno espaço.
Se o espaço de que dispões para o guarda-roupa não é muito grande recomendamos no lugar de utilizar muitas gavetas, opta por poucas mas que seja de grande profundidade. Assim pouparás espaço e poderás distribuir correctamente as peças de roupa.
Os cabides são muito funcionais para espaços reduzidos e para guardar as peças grandes ou frágeis. Também podes dividir a parede em dois espaços e colocar cabides em duas alturas para peças curtas, casacos e sobretudos.
A zona dos sapatos
Este é um dos espaços mais importantes do armário. Assegura-te que o espaço que lhes destinaste é fresco e não guarda nenhuma humidade para poder conservar o calçado em bom estado.
Os desenhos são variadíssimos e podes procurar o que mais se acomoda aos teus gostos, às tuas necessidades e à tua economia. Também variam em relação aos materiais. Segundo as condições do teu guarda-roupa podes necessitar que sejam mais ou menos resistentes. Existem-nos extraíveis ou fixos para que os adeqúes ao espaço que dispões.
A empresa Banni oferece uma ampla gama de guarda-roupas e complementos para estes. Entre as suas propostas queremos destacar o armário para sapatos vertical que é extremamente úteis pois dobra-se e poupa espaço, para além de garantir durabilidade e cuidado ao nosso calçado. Está disponível num estilo de madeira com tons escuros que adicionará um toque elegante ao teu guarda-roupa.
A iluminação
Os decoradores de interiores recomendam garantir uma boa iluminação para este espaço e aconselham uma luz branca que não dê lugar a percepções ambíguas das cores e diferentes tonalidades. Também é excelente colocar pontos de luz em cada divisão para ter uma boa vista do que temos guardado e fazer uma boa selecção.
Para escolher devemos ter em conta o espaço que temos, a iluminação do quarto ou do espaço onde está localizado o guarda-roupa e questões como as cores ou a posição do espelho.
O design e as cores
Aqui é onde podes alargar a tua criatividade sem limites. Podemos optar por um estilo classico e elegante e pintar as paredes de branco ou bege combinadas com o mobiliário de madeira que é sempre uma boa decisão.
Também podemos inovar a escolher cores vivas, coser as paredes com papel de parede e pintar os móveis de várias cores tendo sempre em conta o estilo que seguimos para não desentonar.
Para acomodar um espaço e criar um guarda-roupa apenas necessitamos de disposição, imaginação e tempo para dedicar-lhe ao trabalho. Em qualquer canto esquecido da casa podemos criá-lo com um pouco de visão e assessoria de algum decorador ou designer, podemos transformar o nosso antigo armário num guarda-roupa moderno.