Originário da Ásia tropical, o bambu é uma planta gigante que conta com mais de 1300 espécies. É uma planta muito decorativa e tem a vantagem de crescer muito rapidamente. O bambu como material é muito apreciado já que é leve e muito simples de utilizar e moldar.
A utilização do bambu na decoração dá um toque de exotismo e de frescura ao interior das nossas casas. Simples e pouco ostentoso, na continuação vou-te oferecer uma serie de conselhos decorativos para que possas introduzir o bambu na decoração da tua casa.
Se gostas de inovar e tens um espírito criativo, podes utilizar o bambo até ao infinito: molduras para quadros, dosséis para a cama, tapetes, móveis, plantas para o jardim e até talheres. O bambu seco é o que se melhor adapta à bricolage.
Se és habilidoso tu mesmo podes fazer os elementos decorativos com o bambu. Não é nada complicado trabalhar com ele, já o verás. Por exemplo, podes servir-te dos caules ou trocos de bambu para as barras das cortinas. Podes também comprar caules finos de bambu seco para decorar um grande jarro e colocar nalgum canto da sala. Nos grandes distribuidores poderás obter este material.
Os talheres de bambu têm a vantagem de serem muito leves. Podes encontrar utensílios de bambu nas lojas de decoração exótica. Mas se és habilidoso tu próprio podes fazer algumas coisas, como por exemplo os teus próprios porta-guardanapos comprando caules de bambu que poderás recortar.
Na casa de banho o bambu também tem o seu sítio, já que é muito resistente à humidade. Por exemplo, podes confeccionar uma moldura de bambu à volta do espelho principal ou inclusive fazer umas pequenas escadas com caules de bambu para pendurar as toalhas.
Se queres desfrutar da frescura do bambu mas não és habilidoso, não te preocupes: existem muitos locais que comercializam mobiliário e acessórios de bambu muito originais. Não deixes de procurá-los!