À primeira vista este apartamento madrileno parece muito grande, não é? Mas apenas tem 53 m²! Surpreendido? A explicação é que dispõe de uma excelente distribuição dos espaços com duas zonas bem diferenciadas e grandes janelas que deixam entrar muita luz natural.
O apartamento inicialmente estava composto por uma pequena sala, um quarto, um guarda-roupa, uma casa de banho e uma cozinha. Para além de perder-se muito espaço com o corredor, muitas habitaçoes numa casa tão pequena faz com que se fique ainda mais com a sensação de ser ainda mais pequeno. E muitas zonas da casa ficam muito escuras.
Com a remodelação de muitas paredes conseguiu-se criar apenas 2 zonas na casa, com uma grande sala / sala de jantar com cozinha e escritório e o quarto principal, com uma casa de banho partilhada para ambas as zonas.
A escolha dos móveis brancos e materiais leves para a decoração interior também favorecem muito para se ganhar essa sensação de amplitude.
Fiquei encantado com os detalhes da decoração pois parecem-me magníficos. O primeiro detalhe é o móvel à medida que se foi criado para esconder o pilar principal. Para além disso este móvel está completado por uma mesa baixa que fica fantástica no ambiente.
O segundo detalhe que me entusiasmou é o painel que ajuda a delimitar ambas as zonas. Com o painel aberto estamos a unir as duas zonas e a conseguir ainda mais luz de ambas as estâncias. Se fecharmos o painel estamos delimitando claramente as duas zonas e ganhando intimidade no quarto.
E quero terminar com um último “toque” que me chamou a atenção. Normalmente quando falamos de sítios reduzidos diz-se sempre que não se deve sobrecarregar a zona com acessórios e com elementos, pois farão com que a casa pareça ainda mais pequena.
Nas imagens aprecio que neste caso não se “esvaziou” a casa, mas escolheu-se muito bem os elementos. Desta forma, apesar de haverem bastantes elementos no ambiente, este não parece carregado. E a sensação de amplitude é inquestionável.