A pintura é um aspecto muito importante na decoração de uma casa. Mas não digo apenas pela cor que escolhemos (que evidentemente marcará de uma forma importante a estância), mas também pelo tipo de pintura e o tipo de acabamentos escolhidos. Todos estes factores jogam um factor importante no interior da casa.
Se escolhermos correctamente a tinta teremos dado um grande passo sobre o nosso objectivo. Mas para isso teremos que saber todas as opções que esta nos oferece. Assim lê atentamente este artigo para saberes mais sobre este material e para saber aplicá-lo ao máximo na tua decoração.
Existem 2 grupos básicos de tintas: as tintas de base aquosas e as tintas de óleo.
As tintas de base aquosas (látex) são as mais utilizadas. É um tipo de tinta solúvel em água, mas resistente a esta uma vez seca. A sua secagem é um dos pontos fortes, já que seca muito rapidamente.
Este tipo de tinta é apropriada para todo o tipo de superfícies porque recobre muito facilmente a superfície. Para além disso são muito fáceis de aplicar e não emitem um grande odor.
As pinturas de óleo (esmaltes) contêm quantidades variáveis de dissolventes (dependendo das marcas). São tintas bastante laváveis, pelo que geralmente são as aconselhadas para a decoração de casas de banho e cozinhas.
É um tipo de tinta mais difícil de aplicar do que a acrílica e também demora bastante mais tempo a secar. Para além disso, requer uma preparação especial antes de aplicar a primeira capa de tinta.