O estilo cottage, também conhecido como Country Chic, chega-nos diretamente das casas de campo inglesas. Com um toque clássico embora elegante, esta nova tendência decorativa carateriza-se pela paizão pelos elementos antigos e pelo cuidado dos pequenos detalhes decorativos.
Vindo da Inglaterra, podemos adivinhar que este estilo não sai muito do clássico estilo inglês. Poderíamos dizer que é uma combinação do estilo inglês com o que nós conhecemos como estilo campestre ou rústico. O resultado são ambientes acolhedores com toques rurais e apontamentos da época vitoriana.
Materiais básicos no estilo cottage
Os materiais estrela para esta tendência decorativa são a porcelana, a madeira, a forja ou o ferro. Como dizíamos antes, a chave desta tendência é a paixão pelos elementos antigos, por isso qualquer destes materiais têm que estar representados em criações com “história”.
Tal como ocorre no tradicional estilo inglês, os estampados de corte romântico estão muito presentes nos ambientes cottage. Estes podem ser combinados com estofos lisos para evitar uma sensação opressiva.
Cores no estilo cottage
A gama de tons que reina neste tipo de ambientes são os inspirados na natureza. Opta pelas cores terra, os brancos ou os beges. Uma boa forma de combiná-los é com cores mais fortes como azuis-escuros, verdes intensos ou vermelhos.
Estes tons mais escuros, se estiverem presentes em padrões florais, multiplicarão o seu efeito. Os móveis de madeira de tons brancos são elementos estrela no estilo cottage.
Elementos naturais e peças únicas
Neste estilo rústico inglês as plantas naturais são muito bem recebidas. Recorda que este estilo é campestre, pelo que os elementos naturais não podem faltar no interior do teu lar.
Também é um bom momento para desempoeirar essas recordações familiares que tinhas guardadas na arrecadação. Como já dissemos, os elementos vintage são a chave para conseguir um ambiente cottage acertado, devolvendo-lhes assim o protagonismo.
Evidentemente não dizemos que qualquer peça serve. Se vires que estão em perfeito estado ou que podes restaura-las, muito bem. Mas se não é o caso, recomendo-te a visitares vendas de garagem, lojas de antiguidades ou procurar na internet procurando peças únicas que possam completar a tua decoração.