Estilos decorativos

Registar | Iniciar sessão Galerías Fotos Inicio
Estilos decorativos 0 COMENTÁRIOS

Chaves para uma decoração vintage

Segunda, 27 de Fevereiro de 2012 | 12:38

Chaves para uma decoração vintage

Ainda que seja mais conhecido no mundo da moda, o estilo vintage tem sido protagonista na decoração de interiores desde à uns anos para cá. Mas, em que consiste o estilo vintage? É a arte de recuperar objectos dos anos 60 a 90, reinventá-los e dar-lhes um toque mais moderno.

Este toque clássico reinventado dará um ar muito elegante à tua casa. Aprendamos um pouco mais sobre o estilo vintage, e vejamos as chaves fundamentais para poder trazer este ambiente para nossa casa.

Imagens de decoração vintage

O mobiliário é uma das chaves básicas de um bom estilo vintage. Os móveis têm de transmitir história. Isso não quer dizer que os móveis têm de estar velhos e demonstrarem que passaram por duas guerras. Devemos ser capazes de recuperar móveis clássicos e dar-lhes acabamentos modernos, como preto, brancos, castanhos, cinzentos, etc.

O toque antigo de pátina dá aos móveis muita personalidade e elegância e isso dará estilo à tua decoração. Procura em lojas especializadas e em antiquários móveis deste estilo. Começar por móveis de estilo inglês ou francês é uma excelente escolha. Também podes procurar por móveis restaurados dos anos 50, 60 ou 70. A madeira e o forjado são os dois materiais principais pelos que deves optar.

Decoração vintage

Outra opção para dar um toque retro aos móveis é empapelá-los. O papel é uma óptima opção para o mobiliário com a madeira mais deteriorado. Esta técnica devolverá a vida aos móveis, acondicionando-os ao estilo geral da casa.

E já que falamos de empapelar, uma das opções ideais para as nossas paredes de estilo vintage é o papel de parede com decorações dos anos 60 ou de desenho vintage. Outra boa ideia para dar um toque retro à tua parede são os azulejos. Uma parede com azulejos fica muito bem num ambiente vintage. Se não tiveres a sorte de ter paredes de azulejo podes sempre recorrer a azulejos decorativos.

Dicas para uma decoração vintage

Para o toque final na nossa decoração retro, o ideal são complementos decorativos. Baús envelhecidos, bagagens antigas, lustres suspensos, grandes espelhos com molduras antigas, jarros, acessórios cromados, entre outros.

Dá uma volta em casas de restauração e antiquários da tua cidade pois isso pode ajudar-te a encontrar objectos apropriados para o teu estilo vintage. E se fores habilidoso com o bricolage, também podes optar por ir a lojas de artigos em segunda mão.

Fotos de um ambiente vintage

Não duvides em misturar estilos e cores na mesma zona. A mistura faz parte do encanto vintage. Acessorios de cores brilhantes como o amarelo, laranja ou verde lima, ficarão muito bem numa decoração de cores neutras e paredes de azulejos, por exemplo.

Categorias: Estilos decorativos,
Partilhar:
Tags: estilos, vintage,
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Ideias para decoração de interiores, casas de banho, cozinhas, dormitórios, salas e quartos da tua casa.
Contacto | Aviso legal | Siga-nos no Facebook, Twitter e no Google+
Email ou nick Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te na I-Decoracao.com Fechar ×
Nick/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nick será o teu nome de utilizador e não é possível alterar depois de escolhido.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.