Sem dúvidas que o estilo vintage é uma das tendências mais populares na decoração contemporânea. Mas o que é exactamente este estilo? Vintage é uma palavra que vem do inglês e que se utiliza fundamentalmente para referir-se a objectos antigos. Portanto o centro do design e da decoração deste estilo é a criação de ambientes que relembrem tempos passados. Aqui oferecemos algumas pautas e propostas para dar à tua casa um toque vintage.
Viajando no tempo a partir da tua casa
É importante não abusar deste estilo pois também não queremos uma decoração do século passado. Apenas queremos dar à casa elementos que despertem a nostalgia de outros tempos. Este estilo pode criar essa sensação a partir dos acessórios que escolhermos para decorar a sala até às cores das paredes e do mobiliário.
É necessário ser coerentes com o estilo que tenhamos escolhido para decorar, pois não temos que ser estritos com tudo o que vamos usar, também não podemos misturar uns estilos com outros.
As cores do vintage
Este estilo tem um protagonista cromático por excelência: o branco. O branco e todas as suas variadíssimas tonalidades imperam nesta tendência decorativa. As paredes brancas ou branco osso, a cor amarela areia e as tonalidades nude aportam um toque nostálgico ao mesmo tempo que realcem o resto dos elementos decorativos.
Isto é importante pois o estilo vintage caracteriza-se sempre pelas estampagens florais em tonalidades de pastel para os tapetes e cortinas, e sobre um fundo branco realçam e enchem de vida a sala.
Investimento para criar uma sala de estilo vintage
Para criar este estilo decorativo na nossa casa não é necessário que gastemos muito dinheiro em investimento de móveis, complementos, etc., porque regra geral os objectos clássicos reutilizados podem servir-nos na perfeição. Dá uma vista de olhos aos elementos que tens em casa e que podem ser-te úteis e visita lojas de segunda mão ou sites especializados nisso.
As plantas recomendam-se em todos os estilo e quase para todos os espaços da casa, mas neste caso em particular soma um look romântico próprio do vintage. O mesmo acontece com todo o tipo de cestas de vime, pequenas caixas forradas em papel de paredes de cores pastel, baús de madeira e todo esse tipo de objectos que servem para armazenar e que podem distribuir-se por algum canto da sala. Como vemos são elementos de preços não demasiado elevados.
Acessórios para recriar outra época
Os espelhos são elementos indispensáveis para conseguir uma sala de estilo vintage. As molduras douradas ou em bronze muito trabalhadas, com curvas e ondulações não podem faltar, seja para os próprios espelhos ou para emoldurar fotografias.
Por último os complementos são muito importantes para conseguir um ambiente vintage. Os objectos de épocas passadas como frascos de farmácia antigos, telefones, candeeiros, relógios de pé, loiças e estantes não podem faltar.
Seguindo estas recomendações conseguimos uma decoração que relembra tempos já vividos e traz um ambiente nostálgico à nossa casa, para além de que é uma das tendências decorativas mais na moda.