Queres conseguir na tua casa ou nalgum lugar um ambiente que te faça retroceder no tempo e recuperar sensações passadas? Hoje ofereço-te as dicas para o conseguir. Preparei uma serie de ideias para conseguir uma decoração retro em nossa casa. Vamos vê-las!
O gosto pelo retro está cada vez mais na moda, e agora é uma boa altura para de dedicares a este estilo decorativo. A primeira coisa que temos de saber é que chamamos normalmente de estilo retro à decoração que vai desde dos anos 50 até à década de 80.
O pequeno guia que vos preparei está dividido por décadas e de cada uma delas comentaremos as caraterísticas principais da década e os truques principais para podermos recreá-la, com mobiliário, cores e acessórios decorativos.
A década de 50: estilo americano. Esta época está muito influenciada pelo modelo americano, pelas formas arredondadas e pelo uso do plástico.
Que elementos decorativos são representativos desta época? Os chãos em branco e preto são muito caraterísticos desta época. Para a cozinha o ideal são os eletrodomésticos de formas arredondadas, alguns deles apresentavam um aspeto algo “cheio”. Neste setor o estilo dos eletrodomésticos SMEG pode ser-te muito útil.
Seguindo para a cozinha, os bancos também são um clássico que não podem faltar. Um toque que ficaria perfeito nesta decoração serie colocar uma Jukebox ou um antigo gira-discos.
A década de 60: decoração hippie. Se algo representa esta década é o início da cultura hippie, o estilo psicadélico, o colorido e um certo toque de “Flower Power”.
As chaves deste estilo é o uso de cores vivas como laranjas, amarelos e castanhos, padrões chamativos como as bolas e pintas, sempre muito coloridas. Completa a tua decoração com quadros de Andy Warhol, candeeiros de lava e grandes poltronas como o Ball Chair de Eero Aarnio.
A década de 70: a era disco. Para recriar esta época podes dar rédea solta às cores “flashy” ou metálicas em vermelhos, violetas, laranjas, rosas, verdes, azuis e prateadas. Em relação ao mobiliário podes optar por móveis transparentes como pufs ou materiais como o plástico, o plexiglass, a fórmica, a resina, o aço inoxidável e o vidro.
Elementos que não devem faltar neste estilo dos anos 70? A bola de espelhos das discoteca, os tapetes de pêlo, os pufs transparentes de cores brilhantes, os vinis decorativos, os os espelhos, os tecidos de padrões psicadélicos, etc.
A década de 80: o nascimento do design. Nestes anos a decoração tornou-se muito mais subtil e o design tal e como o conhecemos agora dá os seus primeiros passos. As cores mais utilizadas são tons sóbrios e cores pastel, ainda que os fluorescentes também ganharam protagonismo.
Acessórios caraterísticos desta época? A luzes de néon são, por exemplo, um elemento que não pode faltar num ambiente dos anos 80. Em relação ao mobiliário talvez o mais típico sejam os sofás de couro, sobretudo de cor preta. Os posters nas paredes também são elementos que podem ajudar-te a recriar um ambiente do género. Um leitor de cassetes e mesmo as próprias cassetes antigas também ficarão muito bem.