Originado na década dos 60 em Inglaterra e Estados Unidos, o Pop Art é um movimento artístico atrevido que se caracteriza pela aplicação de imagens da cultura popular da época. Estampados gráficos, cores chamativas e uma boa dose de sentido de humor. Atreves-te com o Pop Art?
Esta corrente inspirada na publicidade, na banda desenhadas e nos objectos e marcas de culto não só influíram na moda do momento como também na decoração de interiores.
Um truque para conseguir este look é invadir as paredes da tua casa com posters e quadros: Coca-Cola, as lata de sopa Campbell e as obras de Andy Warhol e Roy Lichtestein evocam de imediato a estética de sessenta.
A sala de jantar que vamos na imagem da esquerda em tons brancos, pretos e veremlhos com as icónicas cadeiras Eiffel DKR de Charles Eames é todo um exemplo do estilo da época. Na imagem da direita vemos uma entrada com uma preciosa composição de imagens Pop Art que nos recebem com muita alegria. Assim dá gosto entrar em casa!
A cor é tudo. Se desejas conseguir este estilo descontraído nos teus interiores deves apostar por tons vivos e brilhantes. Lembra-te os jogos de contrastes não são uma opção, mas sim uma máxima.
Utiliza uma cor neutra para equilibrar o look como vemos na foto superior. A sala chamativa da esquerda consegue um contraste atractivo misturando tons neutros (as paredes e as elegantes Cadeiras Barcelona em branco, o chão em cinzento) com tons brilhantes (quem consegue resistir às curvas da Poltrona Swan em amarelo?). O contraste na imagem direita é ainda mais palpável com as poltronas de Fritz Hansen sobre o fundo branco absoluto das paredes.
O plástico é um dos elementos primordiais na tendência Pop Art. Flexível, sólido e barato, o plástico é o material idóneo para móveis e acessórios neste tipo de interiores. Que melhor do que um clássico como a cadeira Panton (a primeira cadeira de plástico da história fabricada num único molde) para dar um toque de Pop Art a tua casa?
Os móveis de designers norte-americanos do meio do século encaixam na perfeição neste look. Harry Bertoia, Charles Eames ou Eero Saarinen são apenas um exemplo.
Gostas do Pop Art mas não queres redecorar os teus interiores por completo? Temos boas notícias para ti: é muito fácil combinar este estilo com outros. E como mais vale uma imagem do que mil palavras, na foto inferior vamos demonstrá-lo. Na imagem da esquerda podems ver um look industrial chique e à direita o típico interior escandinavo.
Um último conselho? Lembra-te que, antes de tudo, os interiores Pop Art transmitem optimismo e sentido de humor… Pelo que já sabemos: redecora a tua casa e diverte-te.