O jardim é uma extensão da tua casa, pelo que temos de conseguir que este espaço privilegiado de descanso se converta também num lugar confortável onde reine a paz. A harmonia deve reinar entre estes dois mundos tal como os caminhos que relacionamos entre eles. Para o conseguir, o Feng Shui nos ensina a respeitar na medida do possível a natureza e os seus movimentos.
Os caminhos que levam até à porta de entrada da casa têm de estar livres. Em caso de serem rectilíneos, deixaremos que algumas plantas tapem um pouco o envolvente de forma a diminuir o movimento do Chi. Mas em ambos os casos, manteremos o caminho limpo e sem obstáculos com o fim de não desviar o fluxo natural do Chi.
O jardim Feng Shui ideal caracteriza-se por uma grande quantidade de espécies de flores, de árvores e de arbustos muito saudáveis, abertos e cuidadosamente cortados com o fim de manter o equilibro entre os diferentes elementos do jardim. Fontes, lagos ou mesmo pequenos riachos trazem um pequeno toque estético e um efeito relaxante muito especial.
Esforça-se em manter na medida do possível o equilíbrio Yin / Yang combinando por exemplo uma folhagem, diversificando formas, cores e texturas dos vegetais, etc. Apesar de também é importante reservar um espaço onde a natureza possa abrir-se segundo as suas próprias necessidades. Pensa nos objectos metálicos, em vasos de barro, etc. E varia os materiais com o fim de equilibrar os Cinco Elementos.
Em relação ao mobiliário, este deve responder às tuas necessidades: mesas, cadeiras, camas de rede, sombrinhas, etc. Todos são preferíveis que tenham formas arredondadas e que fossem de matérias naturais como a madeira.
A iluminação também tem muita importância. De uma forma suave e subtil, esta participa na atmosfera do jardim. Com ela, podemos partilhar e desfrutar das noites de Verão com a nossa cara-metade ou com amigos, contribuindo para a sensação de intimidade. As velas e as lanternas sobre a mesa são excelentes, tal como as luzes suspendidas, os pontos luminosos dissimulados por detrás de um arbusto, etc.