Se queres conseguir um estilo único e inspirador na decoração da tua casa, não te podem faltar as estampagens. Não só as revistas e os catálogos de decoração podem fazer gala dessas combinações de estampas criativas, tu também podes usar estes conselhos e conseguir resultados igualmente harmoniosos e surpreendentes.
Escolher o espaço e o objecto
Primeiro deves escolher o espaço e o objecto onde vais utilizar as estampagens. Podes escolher um móvel como o sofá, as cortinas, um tapete ou até um candeeiro ou algum outro acessório. Apenas faz com que os elementos que escolhas não estejam agrupados na mesma zona do espaço ou ficará demasiado carregado. Se tiveres alguma zona triste dentro do espaço, esta será uma opção ideal para introduzir a estampagem.
Combinar estampagens distintas
Deves perder o medo de utilizar cores, texturas e estampagens, sê original. Trata-se precisamente disso, de combinar estampagens com decorativos diferentes como riscas com flores, quadrados com luas ou qualquer outra combinação que te ocorra. Agora assim, evita a combinação de temas que não combinem bem, por exemplo uma estampagem de borboletas e um de cavalos. Tem sempre presente que independentemente do tamanho do espaço, se usas mais de três tipos de estampagens este ficará demasiado carregado.
Combinar texturas
As texturas podem-se ver e comportar como estampados, pelo que são outro recurso a utilizar. Para além disso estas têm a valiosa qualidade de diferenciar elementos semelhantes com as mesmas formas e cores, pelo que aproveita-as para introduzir variedade em objectos estampados que sigam o mesmo padrão. Tenta também misturar tecidos texturizados com estampados, e verás que vais conseguir composições verdadeiramente divertidas e originais.
Conseguir harmonia entre estampados
Uma vez escolhidos os padrões para os estampados, deves verificar que estes se encontram em harmonia entre eles. Podes ter uma combinação tão variada como um sofá com riscos, umas almofadas com quadrados e umas cortinas de flores, sempre que estes elementos guardem certa relação entre eles e compartilhem a mesma intenção do espaço.
Para conseguir isto podes utilizar alguns truques básicos, como escolher pelo meno um tom comum que sirva de nexo entre todas as estampagens, e tratar de que o resto das cores não destonem entre elas. Tem em conta que as cores neutras geralmente são as mais flexíveis para realizar estas combinações. Também deves cuidar de que todas as cores que escolhas possuem a mesma intensidade.
Conseguir diversidade
Se quiseres conseguir ainda mais diversidade, podes atrever-te a combinar estampagens com diferentes tamanhos. Para isto necessitas de escolher qual objecto é que vai ter a estampagem principal do espaço, e o melhor candidato vai ser o de maior tamanho. O resto das estampagens devem subordinar a principal, pelo que devem ser mais pequenos e discretos.
Finalmente apenas podemos-te aconselhar que sejas tão criativo quanto possas e que saias dos estereótipos das combinação de linha que algumas lojas comercialmente que acabam por ser simples e aborrecidas. Inova e se o resultado obtido não der uma sensação visual agradável, podes sempre repensar a combinação e escolher algo novo. Por vezes um detalhe subtil pode ajudar-te a encontrar o equilíbrio adequado para um espaço.