Muitas pessoas preferem viver em apartamentos ou casas pequenas numa tentativa de reduzir as tarefas domésticas, perante as dificuldades que são impostas ao administrar o tempo quando se chega idade adulta e assumem-se funções fora de casa.
Se qualquer das formas, as dimensões não deixam de ser um problema se tratar-se de uma vivenda. E é que habitar um espaço reduzido pode trazer dificuldades na altura de escolher os móveis, a cor das paredes.
Quando se fala de decoração de imobiliários pequenos torna-se imprescindível conhecer com exactidão de quantos metros é feita cada divisão. Em função disso determina-se o que é que vai melhor no lar para que não fique carregado e aproveitar as oportunidades visuais para que não pareça demasiado pequeno. No presente artigo oferecemos-te algumas dicas para que a tua casa pareça maior.
As cores
A base de toda a decoração, fundamentalmente quando se dispõe de pouco espaço, descansa no uso das cores nas paredes. Ao ponderares um pouco vais-te dar conta que tenta-se sempre, quando há bom gosto, que os móveis, acessórios decorativos, etc. devem combinar com as paredes.
A primeira coisa que deves saber é que os espaços pequenos não devem pintar-se, na totalidade, com cores muito escuras pois tendem a reduzir a sensação de amplitude. É sempre melhor, neste caso, pintar as paredes e o tecto da casa com cores claras; isto é no propósito de conceber visualmente uma divisão mais ampla.
Outra fórmula que muitos aplicam para ganhar em espaço visual é pintar o tecto com cores mais vivas que se vão difundindo até ao centro. Alguns optão, inclusive, por recriar obras de arte sobre as suas cabeças.
O reflexo do espelho e a luz
As divisões onde há espelhos geralmente parecem maiores. Este é um bom truque para enganar a vista bastando colocar um espelho bem grande numa parede que não tenha qualquer outro acessório decorativo.
Um espelho pode contribuir muito a fazer com que a casa pareça maior, isto que reflecte tanto a luz natural com a artificial, provocando uma sensação de amplitude. Por outro lado, os espelhos também são bons para jogos visuais; se fores por esta opção certamente que não serão poucos os convidados que se aproximarão do espelho a pensar que o seu reflexo é outro espaço.
Também é bom para aumentar a sensação de espaço manter uma iluminação adequada. Se possíveis janelas não as cubras com cortinas, aproveita a luz natural. Outra opção será colocar bastante luz artificial de forma a que as sombras nos cantos da casa não sejam perceptíveis.
Móveis
A decoração de uma casa baseia-se na harmonização de todos os elementos que coexistem num espaço. É por isso que na altura de escolher os móveis para uma divisão pequena, o melhor é optar pelos que não são demasiado grandes e para além disso brilhem cores claras. Lembra-te sempre que os tons castanhos diminuem o espaço visual, ao contrário dos claros.
Por outro lado, como se trata de uma casa de espaço reduzido, não é bom carregar o espaço com muitos objectos. Se quiseres, o estilo decorativo minimalista te ajudará a poupar espaço e obter muito glamour na tua casa. Tenta apenas comprar os móveis que necessites e opta pela funcionalidade como premissa na altura de escolhê-los.
Organização
Outra dica para que possas fazer com que a casa pareça grande é mantê-la arrumada. De nada serve pintar as paredes com cores claras ou colocar espelhos se os móveis ou objectos não se encontram distribuídos correctamente em cada espaço, a partir do espaço e das funções de cada acessório.
Para decorar as casas pequenas insiste-se na funcionalidade dos móveis. Não compres por gosto. Tenta aproximar-te dos móveis multifuncionais e aqueles que sejam dobráveis ou que contem com rodas que permitam deslocá-los de um espaço para outro quando não precises de usá-los.