Cada vez se estila mais trabalhar desde casa, pelo que já não nos serve a mesa de jantar ou essa incomoda mesa que temos no quarto. O ideal é ter um espaço dedicado a esta função, mas se os metros escassearem também podemos utilizar qualquer canto com ozona de trabalho ou estudo, sempre que este seja cuidadosamente concebido para conceber a concentração e o trabalho criativo.
Normalmente qualquer lugar da nossa casa pode-se converter numa zona cómoda de estudo ou de trabalho. Uma secretária simples, uma cadeira, uma cadeira e alguns espaços de armazenamento geralmente são suficientes para decorar um ambiente simples e funcional com este propósito.
Aqui deixamos-te uma recompilação de espaços desenhados como zonas de estudo ou de trabalho, nos quais têm-se em conta o tipo de trabalho a realizar e o espaço de que se dispõe. Certamente que encontrarás inspiração em alguns destes estilos. Não te percas!
Neste caso utilizou-se uma zona da casa de pouco trânsito para colocar uma secretária simples e uma cadeira com costas. O computador é tudo o que precisa, pelo que não se carrega o espaço com prateleiras e móveis desnecessários. Esta zona de estudo foi colocada perto de uma entrada de luz natural, para assim aproveitar toda a iluminação que esta provém durante o dia.
Em contrário com o estilo anterior, nesta zona colocou-se uma estante com zona de armazenamento diferentes para gavetas; para além disso há portas e gavetas que oferecem zona adicionais ocultas. A secretária é bastante ampla, pelo que permite ter à mão o fundamental para o trabalho diário sem que pareça desordenado. Todo o espaço é iluminado por umas janelas em que foram colocadas umas cortinas muito finas que não impedem a passagem da luz. A zona foi colocada em forma perpendicular para que a luz não incida directamente.
Este outro espaço de estudo foi improvisado de forma muito simples num canto de um quarto. Um elemento diferenciador na cor das paredes é utilizado para delimitar esta zona de trabalho. Um candeeiro e uma planta ornamental são alguns dos elementos decorativos mais comuns em espaços como este.
Este é um estilo em que se cria um espaço para o trabalho criativo e artísticos. As prateleiras com rodas permitem organizar as ferramentas de trabalho e mudá-las de sítio se for necessário. Sobre a parede em frente da mesa de trabalho colocou-se um simples quadro de metal onde se penduram os esboços e fotografias que servem de inspiração. O candeeiro é o que proporciona a luz artificial que incide directamente sobre a zona de trabalho.
Este é um espaço que utiliza algumas das ideias do estilo anterior. Foi preparado ao lado de umas escadas, que se utiliza como barreira física para delimitar a zona. Ainda que se recomenda para estes espaços uma cadeira ergonómico com costas e rodas, optou-se por um banco simples. Não se deve renunciar a comodidade por um pouco mais de estilo.
E terminamos com uma fantástica zona de estudo criada para os mais pequenos, repleta de tons pastéis e detalhes coloridos. É fundamental que desde pequeno consigamos motivar os nossos filhos com estas zonas nos seus quartos, sobretudo se já vão para a escola e precisam de um lugar onde fazer os deveres.