A imaginação e a criatividade são fundamentais para transformar qualquer espaço num ambiente acolhedor e imprimir-lhe o nosso estilo pessoal. Passamos grande parte do dia trabalhando nos nossos escritórios, onde por vezes nos descuidamos e permitimos que o reduzido espaço ou outras condicionantes nos impeçam de torná-lo num lugar agradável para trabalhar. Aqui oferecemos alguns conselhos úteis para converter um escritório pequeno num lugar de prazer, onde trabalhar é uma experiência agradável.
Antes de empreender qualquer projecto decorativo é importante ter claro o estilo que vamos utilizar. Podemos variar de uma decoração moderno e impessoal para uma um pouco mais personalizada e relaxada. Isto é necessário para assim ser coerentes no momento de escolher o mobiliário, cores e elementos decorativos. Para decorar um escritório, por exemplo, recomendamos não exceder-se nos toques pessoais, como o excesso de fotografias que retiram o factor profissional ao ambiente.
Colorindo o espaço
Para pintar um espaço de trabalho de poucos metros necessitamos de ter em conta vários aspectos. Este é um espaço para trabalhar e por isso necessitamos de cores relaxantes, que não stressem visualmente. Por sua vez serão úteis as cores que ajudam a dar profundidade espacial aumentando a noção de tamanho. Recomendamos o branco, o creme, os tons pasteis, inclusive para romper com a monocromia podemos pintar alguma parede ou coluna (se existirem) noutra cor que contraste.
Também é necessário ter em conta a função do escritório e o trabalho que se realiza neste, pois se necessitarmos de potenciar a criatividade e a actividade cerebral recomendamos cores mais vibrantes como o amarelo, o verde e o azul, ao contrário daquelas em que se necessita de grande concentração, que requereriam tons mais calmos e relaxantes.
Escolha da secretária
A secretária é o elemento mais importante do escritório. Há que ser muito cuidadosos não só no momento de escolher o mobiliário adequado mas também na altura de situá-lo. Deve estar situado sempre num ponto onde tenhamos acesso visual a todo o espaço, nunca deve estar de costas para a porta.
O tamanho também é importante, recordemos que estamos a tratar de um espaço reduzido em metros, pelo que não deve ser muito grande para que não ocupe todo o espaço, mas também não deve ser muito pequeno para que não seja funcional. Hoje em dia é bastante fácil encontrar secretárias que incorporem gavetas para armazenar, e complementos para o computador, o que nos permitirá poupar espaço.
Não nos podemos esquecer da escolha de uma cadeira de secretária ergonómica que favoreça a nossa postura pois passaremos muitas horas diárias nela. Recomenda-se os móveis de cor preto que aportam elegância ao ambiente.
Personalizando o nosso espaço laboral
Por último, é importante que ainda que seja um lugar destinado ao trabalho e necessite de um aspecto profissional, seja acolhedor e que nos sintamos bem. As plantas ajudam a criar um ambiente quente, assim como os quadros nas paredes e os calendários personalizados. Seguindo estas recomendações podemos conseguir unir a nossa paixão pelo trabalho com a comodidade e o disfrute do espaço onde o realizemos.