Viver num pequeno estúdio não deve ser um impedimento para desfrutar de uma vida comoda e não passar vicissitudes. No seguinte artigo a estudante de design Michelle Konar vai dar-nos uma serie de conselhos práticos para consegui-lo.
E vai fazê-lo apoiando-se na sua própria experiencia, já que o artigo vem acompanhado de uma galeria de imagens do pequeno estúdio que a própria Michelle tem em Manhattan. Neste espaço de estilo vintage e muitos toques pontuais pessoais aprenderemos a otimizar um espaço pequeno.
O primeiro e mais importante conselho que nos dá é compreender o espaço de que dispomos. Ser conscientes do espaço e do potencial que o nosso apartamento tem irá ajudar-nos a explorar melhor as suas possibilidades.
Utiliza todos os recantos da casa. As caixas e os recipientes de armazenamento são os teus melhores aliados nos espaços pequenos. A parte inferior da cama, de um sofá ou inclusive de uma secretária são espaços que podes aproveitar. Para que, além de armazenar, decorem utiliza caixas adornadas, cestos bonitos, recipientes especiais, etc.
Utiliza, na medida do possível, móveis modulares que te permitam aproveitar a sua versatilidade. No seu apartamento, por exemplo, a Michelle tem uma mesa extensível que é suficientemente pequena para comer ela sozinha e não ocupar muito espaço, mas o suficientemente grande para que, ao abrir-se, possa albergar vários amigos.
Trata também de reinventar as funções dos móveis e faz com que estes realizem várias funções ao mesmo tempo. Nas imagens podemos ver como por exemplo uma estante realiza também a função de dividir ambos os espaços.