Sabemos que estamos a passar por um momento económico muito complicado, mas isso não deve ser impedimento para mudar a estética da nossa casa. Uma mudança de look pode dar alegria e vida à casa, algo essencial para estes momentos não duros. A resposta a encontramos nos seguintes truques para criar excelentes elementos decorativos com pouco dinheiro.
Na continuação preparámos uma estupenda selecção de conselhos práticos para introduzir um sopro de ar fresco às nossas casas de com um pressuposto ajustado e poder renovar uma decoração de uma forma económica.
Cantos especiais com papéis de parede
Os pequenos toques podem dar-nos grandes resultados, como comprovaremos com o exemplo dos papéis de parede. Ao falar deles não falamos de comprar muitos metros para forrar um quarto inteiro, mas sim que falamos de criar pequenos cantos cheios de encanto com a ajuda de poucas folhas de papel.
As imagens superiores são claros exemplos das coisas tão especiais que podemos fazer com boas ideias e umas pequenas folhas de papel de parede. Como vemos podemos mudar o look de uma estante se a forrarmos com papel de cores animadas. No quarto dos pequenos podemos também criar murais divertidos e inclusive podemos criar uma cabeceira divertida.
Opta pela Eco-decoração
Os conceitos da eco-decoraçao calham-nos muito bem para estes tempos de crise e pressupostos muito ajustados. Este tipo de decoração defende a não aquisição de elementos novos e aposta na reutilização de elementos já criados, dando-lhes a estes uma segunda vida. Este tipo de reutilização podes dá-la de duas formas, dependendo das tuas habilidades com a carpintaria.
Se és razoavelmente habilidoso podem tu próprio renovar os teus próprios móveis e dar-lhes uma segunda vida. É surpreendente como uma mão de lixa, verniz e tinta podem mudar a estética de um móvel. Não obstante nem sempre trata-se de renovar, mas sim de reutilizar. Isto quer dizer que um móvel pode já não servir para a sua função principal, mas invés de nos livrarmos dele podemos procurar um novo uso e ampliar a sua vida útil.
Se não dispores de habilidade ou tempo para renovar os teus próprios móveis, podes sempre optar por móveis usados. O mercado dos móveis antigos está a viver uma nova vida e asseguramos que actualmente podes encontrar verdadeiras jóias a preços surpreendentes. Se gostas da carpintaria as opções se multiplicam, porque muitas vezes há móveis maravilhosos que se dão despacho pois estão muito antiquados. Se fores capaz de renová-los, terás móveis muito mais baratos que logo darão grandes resultados.
Esconde a televisão
Normalmente a televisão centra muitas das atenções de uma sala, mas se queres dar protagonismo a este elemento existem alternativas económicas que podes utilizar. As três imagens superiores mostram-se uma das ideias mais económicas que podes implementar. Como vês se rodeares a televisão de elementos decorativos crias uma parede muito decorativa ao mesmo tempo que consegues dissimular a televisão.
Não obstante, gostaria de destacar a imagem central já que me parece uma solução brilhante para todos os que têm um interior retro ou clássico. Geralmente nestes casos teremos problemas para enquadrar o estilo das televisões modernas com o resto da sala, mas com seta ideia já vemos como podemos fazê-lo. Apenas temos de rodeá-la de elementos decorativos retro que façam com que esta se confunda entre eles.