A nossa iluminação exterior deve cumprir dois objectivos: permitir mover-se pela noite sem problemas e colocar de relevo as características do jardim para criar um universo particular. Para isso existem várias áreas chave a iluminar e pontos de luz específicos que colocar. Vejamos tudo isso nas seguintes linhas.
A falta de espaço é um dos problemas principais que encontramos na altura de iniciar um projeto decorativo nas nossas casas. De resto se chegaste até este artigo é porque estás enfrentando este problema e procuras ideias e truques para conseguir que o teu quarto pareça maior do que é.
Infelizmente não tenho uma varinha mágico que apenas com um movimento nos possa ar 10 metros quadrados a mais por quarto (o que todos pagariam por isso, não é?), mas me informei sobre conselhos para aumentar a sensação de amplitude de um espaço utilizando apenas a iluminação artificial.
As portas de correr são uma escolha pela qual cada vez mais gente está a optar. Este tipo de portas ganha a cada dia mais adeptos graças às múltiplas vantagens que estas dão ao interior do nosso lar.
E quais são essas vantagens? A primeira delas é clara: um ganho de espaço relativamente às portas tradicionais. Mas além de nos facilitar a circulação no dia-a-dia do domicílio ajuda-nos a dar um estilo mais moderno aos lares e dá-nos mais liberdade para desenhar os nossos interiores.
Como vemos, as vantagens são tanto funcionais como estéticas.
A iluminação é uma excelente aliada na decoração do lar. Para dar relevo, criar um ambiente ou mascarar pequenos defeitos, podes contar com a luz! Varia a intensidade, joga com luzes e sombras, atreve-te com o inesperado, etc. Vamos dar-te uma serie de sugestões e conselhos para que saibas usar a iluminação a teu favor.
Cria profundidade e volume com luzes embutidas. Estas, aparte de pouparem espaço, dão um toque de modernidade à tua casa e são ideais para dar uma maior sensação de amplitude. Além disso, a sua luz indireta irá permitir-te esculpir volumes e desenhar o espaço.
Existem cinco tipos distintos de iluminação, cada um com uma funcionalidade e fornecimento de umas necessidades específicas. Vamos mostrar-te cada uma delas explicando as suas caraterísticas.
A iluminação de ambiente designa a iluminação geral de uma divisão, iluminada em todo o seu volume. Esta iluminação pode ser criada por apliques, luzes de teto ou lâmpadas de halogéneo. O mais eficaz é multiplicar e diversificar os pontos de luz colocando vários candeeiros na divisão. Desta forma conseguiremos uma sensação mais confortável e economizaremos energia, já que nem sempre precisamos da mesma intensidade de luz.
A iluminação é um tema que às vezes descuidamos. É muito importante tê-lo em conta não só por motivos estéticos, mas também por razões de eficiência energética e respeito pelo meio ambiente.
Com uma iluminação correta poderás conseguir efeitos e resultados muito interessantes. Podes conseguir acentuar determinadas cores, destacar texturas e, sobretudo, o mais importante, ampliar o espaço.
Aproveitando que é o último dia de Julho e estramos em Agosto (o mês por excelência do verão), vamos falar das noites de verão. As noites de verão da ilha de Ibiza têm um encanto especial, verdade? Se quiseres criar esse particular ambiente no teu próprio jardim, estejas onde estiveres, os candeeiros exteriores da empresa Gandía Blasco te ajudarão a consegui-lo.
Cada uma das criações que te vou apresentar te ajudará a criar um estilo Lounge nas tuas festas de verão no jardim. Fazer com que as nossas noites de verão recordem das famosas noites de Ibiza é muito mais fácil com estas iluminações de exterior.
A iluminação na decoração de interiores é importantíssima. Infelizmente nem sempre contamos com suficiente luz natural para iluminar a nossa casa, mas hoje vamos dar-te soluções e truques para aumentar a iluminação e a claridade no teu interior.
A primeira coisa que devemos ter presente (sobretudo se não contarmos com luz natural suficiente) é a escolha das cores, tanto das paredes como do chão. As cores claras favorecem o brilho, a claridade e a grandeza dos espaços. Assim que deves optar por cores claras brancas, beges, marrons suaves, etc.
Hoje preparei-vos outra entrega de candeeiros com estilo. Para o preparar fiz uma pequena seleção de candeeiros interessantes como o Cosmic Angel da prestigiada empresa Artemide, a coleção de candeeiros Mob da Swab Design ou o original Liquid Lamp do designer japonês Kyouei Okamoto. Terminamos o artigo com uns candeeiros muito “doces” feitos com açúcar.