A iluminação é um tema que às vezes descuidamos. É muito importante tê-lo em conta não só por motivos estéticos, mas também por razões de eficiência energética e respeito pelo meio ambiente.
Com uma iluminação correta poderás conseguir efeitos e resultados muito interessantes. Podes conseguir acentuar determinadas cores, destacar texturas e, sobretudo, o mais importante, ampliar o espaço.
Podes fazer com que a perceção de um espaço seja diferente dependendo da iluminação que utilizes. Igualmente com uma iluminação deficiente ou incorreta podes provocar o efeito contrário. Criar espaços mais pequenos.
Hoje vamos dar alguns conselhos básicos para imluminar a nossa casa. Vamos definir cada espaço por partes:
- Quarto: Aconselhamos a utilizar uma intensidade de luz ténue e nunca direta. O melhor é apontá-la para as paredes ou para o teto. Assim jogas com o efeito de reflexo que torna um ambiente mais acolhedor.
- Sala: Normalmente este espaço necessita e uma boa luz geral que cria uma iluminação suave e uniforme. Os pontos de lu deverão estar bem colocados, seguindo um critério para poder conseguir o efeito. Pode-se também resolver com candeeiros de pés que apontem a sua luz para o teto.
- Cozinha: O mais importante num espaço como este é evitar as sombras. É imprescindível. Para isso o melhor é utilizar focos de teto ou pontos de luz debaixo dos armários mais altos. Se tens uma mesa para comer, utiliza um candeeiro de teto.
- Casas de banho: Como comentávamos nas cozinhas, aqui as sombras também são para evitar. Como evitá-las? Flanqueia o espelho utilizando apliques pois se apenas centrares um a luz será pobre e terás sempre sombras incómodas.
Outro tema importante é a escolha das lâmpadas apropriadas:
- As lâmpadas incandescentes emitem uma luz mais quente. Em 8 de dezembro de 2008 os membros da EU aprovaram a proposta da Comissão para restringir de forma progressiva as lâmpadas incandescentes no mercado da EU. Sobretudo, por motivos de poupança energética.
- As Lâmpadas Halógenas: Aportam uma luz branca e potente mas desprendem muito calor.
- Candeeiros fluorescentes: Duram muito tempo, consomem pouco mas a sua luz é muito fria.
- Candeeiro Led: É a tecnologia da moda permitindo um menor consumo sem emitir calor. O seu preço está a reduzir consideravelmente e é muito aconselhável se tiveres espaços onde necessitas de ter a luz acesa durante muito tempo seguido.
Nem sempre é rentável a mudança para a lâmpada led, ainda que continue a baixar o seu preço será 100% aconselhável. Mais informações no Iluminacionweb.