A iluminação é uma excelente aliada na decoração do lar. Para dar relevo, criar um ambiente ou mascarar pequenos defeitos, podes contar com a luz! Varia a intensidade, joga com luzes e sombras, atreve-te com o inesperado, etc. Vamos dar-te uma serie de sugestões e conselhos para que saibas usar a iluminação a teu favor.
Cria profundidade e volume com luzes embutidas. Estas, aparte de pouparem espaço, dão um toque de modernidade à tua casa e são ideais para dar uma maior sensação de amplitude. Além disso, a sua luz indireta irá permitir-te esculpir volumes e desenhar o espaço.
Adequa a luz à cor da divisão. As cores afetam a iluminação da peça. Por exemplo, se os tons são claros, conseguir um ambiente quente será mais simples, utilizando menos intensidade de luz. Pelo contrário, quanto mais escuras forem as cores do ambiente, mais intensa deverá ser a iluminação e muito bem colocada para conseguir mais calor.
Se queres destacar um objeto ou um ponto concreto, utiliza uma iluminação pontual. Com ela iluminarás essa zona que desejas, destacando-a das outras. De todas as formas, o ponto de luz deve ser nítido e direto. Utiliza candeeiros de feixe fechado.
As zonas de passagem sem luz natural, como os corredores, precisam de vários pontos de luz branca e foco potentes. Se queres reforçar a iluminação, coloca os focos divididos em pares.