Com a chegada do verão um dos lugares da casa que mais nos urge a renovar é o terraço. Todos queremos disfrutar da luz do sol e das tardes frescas num ambiente agradável, para o qual vos brindamos alguns conselhos para decorar estes espaços ao ar livre.
O clima a nosso favor
Um dos aspectos mais importantes a ter em conta antes de decorar os terraços é o clima do local onde se encontra situado. Se for num lugar fresco ou numa posição exposta ao sol ou se é um clima húmido ou seco, são factores que terão muita influência na altura de escolher o mobiliário e de distribuir o terraço.
Se estivermos muito expostos ao sol será vital a escolha de sombrinhas ou toldos que nos protejam, assim como se for um lugar de muito vento, o toldo nos ajudará a proteger-nos de fortes ventanias. Se for muito caloroso, devemos escolher tecidos frescos para as almofadas dos móveis e cores refrescantes. Devemos conhecer as condições climatéricas para utilizá-las em nosso benefício.
Móveis para descansar
Os terraços são espaços que utilizaremos, geralmente para os momentos de lazer e descanso, por isto é fundamental escolher mobiliário que se adapte aos nossos objectivos. São muito populares as camas de rede que não só dão um toque country ao espaço, como também são muito confortáveis para uma pequena sesta ou um agradável momento de leitura.
Da mesma forma as espreguiçadeiras são excelentes para descansar e apanhar sol um pouco durante as tardes de verão. Podemos encontrá-las em madeira, plástico ou até mesmo aço, sempre forradas com almofadas que as tornam confortáveis.
Devemos dispor de um espaço para disfrutar de comida ao ar livre já que esta é uma das principais atracções do verão. Os conjuntos de refeição desenhados para espaços abertos são os mais recomendados, pois na sua maioria são de materiais resistentes ao clima. Estão desenhados para suportar longos períodos de exposição ao sol e à chuva, sem que isto signifique que não sejam atractivas.
Aqueles que combinam a madeira e o vime são uma opção de bom gosto e muito elegantes, que lhe darão um toque sofisticado ao espaço, enquanto os que alternam as almofadas forradas em vinil com o aço têm um ar mais moderno e casual.
A natureza como protagonista
Sem dúvida que a protagonista das decorações exteriores é a natureza. As árvores pequenas e as flores dão lugar ao ambiente natural, fresco e sossegado que exige o verão. Podemos igualmente decorar as mesas com jarrões com flores frescas.
As estampagens florais são ideais para mantas, almofadas e cortinas a utilizar nestes espaços. As trepadeiras que crescem pelas janelas ou pelas pérgulas adicionam o toque romântico que o teu terraço precisa.
A escolha cromática
Para o verão aconselhamos sempre cores claras que refresquem o quarto e não é diferente nos espaços para o exterior. Desta vez o branco e as cores estridentes são a combinação ideal. As almofadas brancas que combinam com outras em cores brilhantes como o laranja, o azul e o amarelo são uma escolha acertada porque enchem de energia o ambiente. O azul é o grande protagonista pois representa o mar e o céu. As cortinas nos diferentes tons de azul criam um ambiente cheio de frescura e serenidade.
Com uma decoração e uma distribuição funcional podemos transformar estes espaços ao exterior e tirar-lhes o maior proveito possível para disfrutar do verão.