A nossa iluminação exterior deve cumprir dois objectivos: permitir mover-se pela noite sem problemas e colocar de relevo as características do jardim para criar um universo particular. Para isso existem várias áreas chave a iluminar e pontos de luz específicos que colocar. Vejamos tudo isso nas seguintes linhas.
Iluminação funcional e estética
Devemos iluminar prioritariamente as zonas de passagem para prevenir quedas. Nos lugares mais frequentes pensa numa forma de acender simples e automática. Os detectores de movimento são as opções mais interessantes neste momento.
Desde de um ponto de vista estético, a iluminação permite-nos melhorar o nosso jardim (fachadas, fontes, estátuas, etc). Determina para isso os lugares e os elementos que queres tirar do escuro. Para fazer provas dos efeitos e experimentar podes servir-te de um projector portátil
Na altura de seleccionar os pontos de luz, pensa em respeitar o estilo da casa e do jardim. Aço inoxidável e design para uma casa moderna, alumínio e formas clássicas para uma casa rústica, etc. As luzes exteriores devem integrar-se harmoniosamente no teu jardim tanto de dia como de noite.
Iluminação da entrada
É importante equipa a zona da entrada com uma iluminação exterior. O aconselhável é colocar um aplique exterior em ambos os lados ou sobre a porta uma iluminação descendente.
Se e a entrada é estreita, opta por um aplique descendente equipado com um detector de movimento. Se pelo contrário queres revalorizar uma grande entrada, escolhe uma aplique ascendente. Se a tua entrada está situada por baixo de uma saliência do tecto alta o suficiente, podes inclusive colocar um candeeiro suspenso.
Iluminação das zonas de passagem
Para guiar as tuas visitas e facilitar a sua passagem é importante clarear as passagens do jardim. Não faz falta marcá-los com uma luz excessivamente brilhante, a menos que seja uma zona que apresenta uma dificuldade ou um obstáculo importante.
Para a iluminação destas zonas de passagem recomenda-se o uso de postes de luz. Coloca um a cada cinco metros, ainda que isto depende da potência e do sinuoso que seja o caminho.
Iluminação do alpendre
Lugar de descanso ideal para jantar e receber os convidados, é importante para a iluminação deste espaço seja doce e quente. Para consegui-lo podes utilizar apliques de parede com difusor (vidro esmerilado) que conseguirão o efeito de suavizar a luz.
Também podes utilizar candeeiros de pé. Coloca-os à volta do alpendre de forma a que estes a delimitem mas que não impeçam ver o resto do jardim.