Já faz algum tempo que não víamos uma casa de um famoso, e hoje retomamos a tradição com o simples apartamento que a atriz Julianne Moore tem na cidade de Nova Iorque. A atriz dos Estados Unidos caracteriza-se por ser uma pessoa discreta, apesar de ter ganho vários prémios de renome, e o interior do seu apartamento refletir essa simplicidade de que se orgulha.
O apartamento está situado num antigo edifício do West Village de Nova Iorque. Este foi totalmente reformado pelo estúdio nova-iorquino Made, e deu ao seu interior um toque discreto, embora cheio de estilo e de peças únicas.
Um dos aspetos que mais me chamaram a atenção deste apartamento são os volumes e as divisões atípicas que encontramos nele. Por exemplo, vemos divisões como a cozinha e a casa de banho que são visivelmente maiores, comparadas, por exemplo, com a sala estreita.
Suspeito que o motivo desta distribuição tão especial se deverá a que Julianne é uma pessoa que gosta de cozinhar e de relaxar na casa de banho, desfrutando do prazer de se cuidar, com que se terá potenciado amais estas zonas da casa. A imensa banheira central que existe na casa de banho apoia essa teoria que vos apresentava.
Além desse detalhe, gosto de outras pinceladas que vejo nas imagens e que considero que lhe dão um estilo muito pessoal ao apartamento e das quais acho que nós próprios podemos tirar a nossa própria inspiração.
Por exemplo, gosto de detalhes como se terem conservado ladrilhos ou vigas de madeira do antigo apartamento na zona da cozinha, dando a esta um toque tão industrial. Destacaria também os grandes quadros que estão distribuídos por toda a casa, dando personalidade às suas paredes.
Estes nem sempre estão pendurados, como ocorre por exemplo no quarto principal, em que vemos um grande quadro apoiado diretamente no chão. Esse detalhe dá à decoração do quarto um ar boémio muito especial.
Outro detalhe que podemos implementar na casa é o que podemos ver na sala. Este espaço é estreito e alongado, e o estúdio Made aproveitou estas caraterísticas para criar nele dois espaços bem diferenciados, um para repousar frente à televisão ou no grande sofá em frente à lareira decorativa, e outro espaço dedicado ao trabalho, com uma grande secretária frente a duas grandes janelas que encherão de luz natural as jornadas laborais.
Estas são algumas das ideias que extraiu da casa da atriz Julianne Moore. Pessoalmente, fiquei encantado por ver um apartamento tão simples e elegante, comparado com o que outros artistas nos têm acostumado, com luxo por todos os lugares e um interiorismo que deixa bastante a desejar.