Às vezes encontro-me com projetos de design excecionais e não entendo como ainda não chegaram às lojas, pois parecem-me ideias super originais. Este é o caso de algumas das criações que te apresento hoje. Felizmente outras podem ser compradas nas páginas dos seus criadores.
Entre as criações que os apresento temos uma estante super funcional capaz de oferecer-nos espaço de armazenamento extra, uma mesa capaz de alojar nela plantas ou uma cadeira de baloiço para os mais pequenos cheios de estilo.
Hoje apresento-vos uma pequena mas boa seleção de móveis para que apreciemos a enorme variedade de mesas disponíveis no mercado. Talvez entre alguma das criações que verás no artigo encontrarás o que estavas à procura para a tua casa. Espero que assim seja, claro.
Entre as mesas selecionadas verás dois exemplares muito versáteis (um pode transformar-se em espelho e a outro pode passar de mesa baixa a mesa alta em poucos passos), uma com base em aço e com muita cor, e uma última que demonstra a resistência e funcionalidade do papel.
Se gostas do luxo e queres ter um móvel tanto original como precioso, esta mesa do estúdio Koralturk é feita para ti. O fabricante de móveis turco criou uma fantástica combinação de mesa de jantar e mesa de bilhar que ficará muito bem em qualquer decoração de estilo barroco.
E é que os acabamentos barrocos desta mesa de bilhar são excecionais, com uma grande quantidade de detalhes nas patas, suportes e acabamentos. Para além disso a qualidade da madeira é excecional e o jogo na mesa de bilhar é excelente. Como vemos, todos os detalhes da mesa são de luxo. E o preço também, já que ronda os 4000 euros.
Graças à leveza das suas linhas e dos seus materiais (fibra de bambu e madeira de capas múltiplas), esta coleção de mobiliário ecológico convida a relaxar e é apto para quase qualquer lugar que desejas: o interior ou exterior, sala ou piscina, etc. Em qualquer espaço brilhará com luz própria.
A qualidade do design de Fritsch-Durisotti pode fazer-nos esquecer da sua funcionalidade e posicional esta coleção num registo puramente estético, mas não devemos deixar-nos levar pelas aparências pois por detrás de tanta beleza encontramos uns móveis incrivelmente cómodos apontados para o conforto.
Em 2006 a designer dinamarquesa Stine Gam e o arquiteto italiano Enrico Fratesi fundaram o estúdio de design GamFratesi em Copenhaga. O trabalho deste estúdio gira em volta de um diálogo constante e curioso entre as suas duas respetivas culturas.
No seu trabalho aprecia-se um estilo muito escandinavo de abordar o artesanato e a simplicidade, com um forte acento na busca conceptual do design. Vejamos algumas das criações mais destacadas deste estúdio peculiar.
Armário Celato. O estúdio de design De Castelli mais do que um armário apresenta uma autêntica obra de arte. Com a forma de um megalítico de metal enferrujado, esta obra liberta mistério e curiosidade. Esta criação parece mais um traço de parede aztecaa do que um armário.
O armário Celato é feito em madeira de vidoeiro com folhas de metal, aço, cobre e latão enferrujado com ácido para dar este formidável aspecto visual. Estamos diante uns móveis realmente surpreendentes e que não deixarão ninguém indiferente.
O designer italiano Alessandro Busana nos apresenta uma inovadora e original coleção de móveis. A coleção chama-se Cutline e o seu nome já nos deixa antever o conceito do projeto. Todos os móveis apresentam um corte transversal que nos mostra a parte interna do móvel.
Esta coleção foi produzida por Smooth Plane e em pouco dias vai ser apresentado em Milão, na exposição Discovering – Superstudio Piu na Milan Design Week.
Esta coleção da designer holandesa Ineke Hans é a sua primeira colaboração com a elegante empresa inglesa SCP. A coleção Welland é composta por uma mesa, e 2 bancos de estilos diferentes. Cada um dos elementos da serie apresenta um design elegante graças à excelente combinação de curvas delicadas e linhas retas.
Cada uma das peças da coleção Welland foi trabalhada independentemente a partir de seções cortadas de cinza sólida mediante técnicas avançadas de trabalho na madeira. Para uma maior comodidade ambos os bancos contam com um assento ligeiramente côncavo feito em duas seções.
Reinier de Jong é um designer de interiores e de móveis holandês com uma ideia do design muito definida. De Jong descreveu o seu trabalho como um equilíbrio entre o espaço, os materiais e a tipologia. E tanto a estante como a mesa baixa da coleção REK que te vou apresentar neste artigo refletem fielmente essa filosofia, como poderás ver.
Outra coisa que está clara nas suas obras é que estas têm um encanto especial, um “pedaço” poético que as torna diferentes do comum. Grande parte dessa distinção se deve ao seu amplo conhecimento e experiência que tem sobre materiais, as suas aplicações e sobre os métodos de produção. Cada um dos seus designs mostra um estudo prévio sobre as necessidades e uma clara compreensão dos materiais.