Os verdadeiros clássicos do design são muito mais do que desenho e funcionalidade. Estas criações são capazes de chegar à alma das pessoas e tocar no seu interior. Transmite um encanto especial que perdura ao longo dos anos e das décadas.
O seguinte artigo é uma homenagem a uma pequena selecção de móveis que se converteram em referências universais do design e da decoração. Apesar de que muitos foram feitos à várias décadas estes continuam a captar a atenção de designers de todo o mundo e continuam a complementar interiores contemporâneos com um encanto que poucos móveis podem transmitir.
Colecção de sofás LC de Le Corbusier
Ao ver a imagem superior certamente que esboçaste um sorriso, já que esta poltrona preciosa é uma das mais reconhecidas do século XX. Este sofá faz parte de uma colecção conhecida em francês como “Petit et Grand Confort” (pequeno e grande conforto), que se compunha de três criações, o sofá LC1 e os cadeirões LC2 e LC3.
No momento da criação desta colecção, em 1928, o designer Le Corbusier já era reconhecido como um grande arquitecto e um designer cheio de talento, mas com estas três obras passou para a história do design.
A grande inovação destas criações é a associação inédita até ao fecho de aço tubular, tecido e couro. A simplicidade que o sofá transmite contrasta com a complexidade que o design supõe.
Cadeira Barcelona de Ludwig Mies van der Rohe
Esta cadeira é uma das criações mais espectaculares que podemos colocar num interior de toque contemporâneo actualmente. Ao ver a imagem superior certamente que pensas como nós, mas talvez te surpreenda saber que a cadeira Barcelona foi criada em 1929. Se fizeres contas verás que passaram mais de 80 anos desde da sua criação, mas ainda assim esta conserva todo esse encanto moderno que tanto apaixona.
Esta cadeira foi criada especialmente para uma exposição universal que se celebrou em Barcelona em 1929. Daí esse nome com a cidade como protagonista.
Cadeira Tulip de Eero Saarinen
Em 1956 o designer finlandês Eero Saarinen cria um dos ícones do design moderno. Graciosa, de estilo quase aéreo e em forma de tulipa (como o seu nome reflecte), esta cadeira tem esse toque especial inexplicável que seduz ao apenas vê-la e que capta todos os olhares em qualquer espaço onde coloques. Por isso converteu-se em todo um ícone do design ainda que tenham passados já mais de 50 anos desde da sua criação.
A cadeira Tulip é a criação mais destacada dentro de uma colecção que leva o mesmo nome e que nos oferece também uma mesa, um cadeirão e um banco. Todas estas criações recordam a grácil figura de uma tulipa. O pé da cadeira é feita com uma fonte de alumínio, enquanto a “casca” do assento é fibra de vidro.