A designer espanhola Patricia Urquiola transformou-se numa figura emblemática no mundo do design contemporâneo. Nascida em Oviedo, criou os seus estúdios de arquitetura na universidade de Madrid e se doutorou na universidade politécnica de Milão debaixo da direção do designer e arquiteto italiano Achille Castiglioni. Combinando a herança espanhola das suas origens com a cultura do design italiano, Urquiola é capaz de dar vida a umas obras tão íntimas como insólitas.
Hoje quis apresentar-vos algumas das suas criações mais originais dentro do universo dos sofás. O seu sofá Tufty Too para a B&B Itália e o seu sofá Rift Valley juntamente com a coleção Fjord, ambos para a Moroso, são os protagonistas do artigo de hoje.
Não é a primeira vez que o Ikea, líder mundial no fabrico de mobiliário, dá os seus primeiros passos no mundo da eletrónica. De resto no seu catálogo já podemos encontrar eletrodomésticos como arcas ou lava-loiças, mas agora a Ikea sai da sua linha de produtos habitual e introduz-se no mundo da tecnologia. Em Junho o gigante sueco dos móveis lançará no mercado a sua primeira televisão.
Bom, realmente Uppleva (assim se chama o produto) não é tanto uma televisão mas mais um móvel com um ecrã de televisão integrada no próprio módulo. O fabrico deste produto em parte vem motivado pela falta de integração que apresentam geralmente os móveis de sala com as televisões de grandes dimensões e a problemática que gera a grande quantidade de cabos.
Seguindo a última moda do cinema e dos seus filmes em 3D, o designer Alvaro Catalan de Ocon apresenta-nos a sua última criação, um banco que joga com os nossos sentidos e transmite um efeito em 3 dimensões. O banco Rayuela será apresentado dentro de poucos dias na Semana do Design de Milão 2012.
Este banco joga com a perceção do espectador e graças aos 3 elementos romboides de que são compostos (de formas idênticas mas de cores diferentes) e a sua astuta disposição criando um hexágono, originam um curioso efeito ótico para a vista que faz com que uma parte do banco cresça em relação aos outros.
Graças à leveza das suas linhas e dos seus materiais (fibra de bambu e madeira de capas múltiplas), esta coleção de mobiliário ecológico convida a relaxar e é apto para quase qualquer lugar que desejas: o interior ou exterior, sala ou piscina, etc. Em qualquer espaço brilhará com luz própria.
A qualidade do design de Fritsch-Durisotti pode fazer-nos esquecer da sua funcionalidade e posicional esta coleção num registo puramente estético, mas não devemos deixar-nos levar pelas aparências pois por detrás de tanta beleza encontramos uns móveis incrivelmente cómodos apontados para o conforto.
Armário Celato. O estúdio de design De Castelli mais do que um armário apresenta uma autêntica obra de arte. Com a forma de um megalítico de metal enferrujado, esta obra liberta mistério e curiosidade. Esta criação parece mais um traço de parede aztecaa do que um armário.
O armário Celato é feito em madeira de vidoeiro com folhas de metal, aço, cobre e latão enferrujado com ácido para dar este formidável aspecto visual. Estamos diante uns móveis realmente surpreendentes e que não deixarão ninguém indiferente.
Estou maravilhado com este sistema modular de armazenamento que acabo de descobrir. Cubit (é assim o nome) permite-nos criar uma estante totalmente personalizada de uma forma simples e cómoda. Podemos coloca-la em qualquer parede, tenhamos o espaço que tivermos. Os seus 21 formatos de módulos disponíveis nos ajudarão a criar o nosso próprio móvel.
Cubit é um sistema de armazenamento modular composto por módulos feitos com placas de fibra de densidade média. Temos à nossa disposição 21 formatos diferentes com 8 profundidades possíveis. Com estes dados já podes imaginar as possibilidades de personalização: quase infinitas! Mas falemos algo mais deste inovador sistema.
Já fazia algum tempo que eu não vos mostrava nenhum produto da Kartell mas hoje não consegui resistir já que é uma das minhas empresas de design preferidas. Adoro a linha tao moderna e inovadora que esta marca italiana tem. E nas criações que vos vou apresentar hoje apreciarás essas caraterísticas.
Esta tarde trago-vos um magnífico cadeirão transformável capaz de se transformar em vários móveis diferentes com um movimento simples e uma linha de pufs e sofás coloridas e animados. Ambas as criações são obra do designer também italiano Piero Lissoni.
O designer italiano Alessandro Busana nos apresenta uma inovadora e original coleção de móveis. A coleção chama-se Cutline e o seu nome já nos deixa antever o conceito do projeto. Todos os móveis apresentam um corte transversal que nos mostra a parte interna do móvel.
Esta coleção foi produzida por Smooth Plane e em pouco dias vai ser apresentado em Milão, na exposição Discovering – Superstudio Piu na Milan Design Week.
Esta coleção da designer holandesa Ineke Hans é a sua primeira colaboração com a elegante empresa inglesa SCP. A coleção Welland é composta por uma mesa, e 2 bancos de estilos diferentes. Cada um dos elementos da serie apresenta um design elegante graças à excelente combinação de curvas delicadas e linhas retas.
Cada uma das peças da coleção Welland foi trabalhada independentemente a partir de seções cortadas de cinza sólida mediante técnicas avançadas de trabalho na madeira. Para uma maior comodidade ambos os bancos contam com um assento ligeiramente côncavo feito em duas seções.