Quartos e dormitórios

Registar | Iniciar sessão Galerías Fotos Inicio
Quartos e dormitórios 0 COMENTÁRIOS

Como decorar um quarto juvenil

Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 | 12:25

Como decorar um quarto juvenil

A vida com um adolescente pode ser complicada em muitos aspectos, a confusão e instabilidade caracteriza esta etapa em que os jovens estão a descobrir o que significa ser adultos. O quarto converte-se num refugio para rapazes e raparigas que encontram na sua decoração um meio de expressão da sua personalidade e gostos.

Sucede-se que nesta etapa de transição os jovens ainda estão a descobrir muito de si mesmos e é normal que sofram mudanças bruscas, que às vezes se reflectem em gostos extravagantes ou inapropriados. A decoração do quarto do teu filho adolescente pode ser um tema que gere discussões dentro de casa se tentas impor os teus critérios, ou um que te ajude a ligares-te a ele se ouvires as suas opiniões. Aqui vão algumas dicas que te vão servir para esta tarefa.

Como decorar um quarto juvenil

Equilíbrio

Um erro que se comete normalmente é conceber um quarto juvenil de uma forma demasiada madura ou exactamente o contrário. A decoração deve possuir o equilíbrio justamente entre o que caracteriza um quarto infantil e um adulto. Partindo desta ideia e das opiniões que o teu filho compartilha contigo sobre como gostaria de ter o seu quarto, deverás começar a trabalhar na decoração.

Como decorar um quarto juvenil

Cores para as paredes

Esquece os tons pastéis como o rosa ou o azul celeste para as paredes, o quarto vai sofrer uma mudança radical começando daí. Da paleta cromática podes escolher os tons mais alegres e vibrantes que denotem toda a energia que um jovem desta idade possui. O papel de parede e os vinis decorativos são outra das opções criativas que podes explorar no trabalho das paredes.

Uma combinação de tons neutros pode também funcionar, estas cores combinam com todas as outras e denotam maturidade, assim que é provável que pareça bem ao teu filho.

Como decorar um quarto juvenil

Complementos divertidos

Com os complementos podes jogar como desejas, dispõem de uma grande variedade para dar-lhe alguns toques divertidos a um quarto juvenil.

Podes utilizar como motivo de decoração o filme ou banda preferida do teu filho e colocar detalhes como pósteres ou imagens nas paredes. Os jovens adoram mostrar os seus gostos pessoais, pelo que também apreciarão que as suas revistas, discos, filmes ou jogos favoritos estejam À vista. No caso das raparigas os interesses vão mais dirigidos à moda e aos cosméticos, pelo que este tema também deve realçar na decoração.

Outra ideia criativa é colocar no quarto um quadro de cortiça, acrílico ou metal onde os jovens possam pendurar fotos, recortes de revistas ou recordações dos seus amigos.

Como decorar um quarto juvenil

Mobiliário

Quando escolheres o mobiliário opta por estilos que rompam com a seriedade e a formalidade dos móveis tradicionais. Os pufs podem ser assentos cómodos e divertidos, com os que introduzir algumas notas de cores no quarto.

Como os jovens não se caracterizam por serem amantes da arrumação, é importante que contem com espaços de armazenamento suficiente para as suas roupas, livros, videojogos, artigos de higiene, etc. Podes escolher móveis multifuncionais que optimizem o espaço e não deixem visíveis demasiados destes objectos. As camas com gavetas e armários debaixo são também opções muito utilizadas, ainda que o ideal vai ser ter uma cama gaveta como opção extra para que se algum amigo queira passar a noite.

Como decorar um quarto juvenil

Zona de estudo

Não pode faltar um espaço dentro do quarto para que o teu filho realize os deveres e use o computador. Um elemento fundamental na decoração desta zona é o escritório, que deve ser suficientemente amplo para realizar estas tarefas comodamente. A cadeira que será colocada neste espaço deve ser ergonómica e com costas, para que assim se cuide da boa postura durante as horas de estudo.

Categorias: Quartos,
Partilhar:
Tags: adolescentes,
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Ideias para decoração de interiores, casas de banho, cozinhas, dormitórios, salas e quartos da tua casa.
Contacto | Aviso legal | Siga-nos no Facebook, Twitter e no Google+
Email ou nick Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te na I-Decoracao.com Fechar ×
Nick/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nick será o teu nome de utilizador e não é possível alterar depois de escolhido.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.