A vida com um adolescente pode ser complicada em muitos aspectos, a confusão e instabilidade caracteriza esta etapa em que os jovens estão a descobrir o que significa ser adultos. O quarto converte-se num refugio para rapazes e raparigas que encontram na sua decoração um meio de expressão da sua personalidade e gostos.
Sucede-se que nesta etapa de transição os jovens ainda estão a descobrir muito de si mesmos e é normal que sofram mudanças bruscas, que às vezes se reflectem em gostos extravagantes ou inapropriados. A decoração do quarto do teu filho adolescente pode ser um tema que gere discussões dentro de casa se tentas impor os teus critérios, ou um que te ajude a ligares-te a ele se ouvires as suas opiniões. Aqui vão algumas dicas que te vão servir para esta tarefa.
Equilíbrio
Um erro que se comete normalmente é conceber um quarto juvenil de uma forma demasiada madura ou exactamente o contrário. A decoração deve possuir o equilíbrio justamente entre o que caracteriza um quarto infantil e um adulto. Partindo desta ideia e das opiniões que o teu filho compartilha contigo sobre como gostaria de ter o seu quarto, deverás começar a trabalhar na decoração.
Cores para as paredes
Esquece os tons pastéis como o rosa ou o azul celeste para as paredes, o quarto vai sofrer uma mudança radical começando daí. Da paleta cromática podes escolher os tons mais alegres e vibrantes que denotem toda a energia que um jovem desta idade possui. O papel de parede e os vinis decorativos são outra das opções criativas que podes explorar no trabalho das paredes.
Uma combinação de tons neutros pode também funcionar, estas cores combinam com todas as outras e denotam maturidade, assim que é provável que pareça bem ao teu filho.
Complementos divertidos
Com os complementos podes jogar como desejas, dispõem de uma grande variedade para dar-lhe alguns toques divertidos a um quarto juvenil.
Podes utilizar como motivo de decoração o filme ou banda preferida do teu filho e colocar detalhes como pósteres ou imagens nas paredes. Os jovens adoram mostrar os seus gostos pessoais, pelo que também apreciarão que as suas revistas, discos, filmes ou jogos favoritos estejam À vista. No caso das raparigas os interesses vão mais dirigidos à moda e aos cosméticos, pelo que este tema também deve realçar na decoração.
Outra ideia criativa é colocar no quarto um quadro de cortiça, acrílico ou metal onde os jovens possam pendurar fotos, recortes de revistas ou recordações dos seus amigos.
Mobiliário
Quando escolheres o mobiliário opta por estilos que rompam com a seriedade e a formalidade dos móveis tradicionais. Os pufs podem ser assentos cómodos e divertidos, com os que introduzir algumas notas de cores no quarto.
Como os jovens não se caracterizam por serem amantes da arrumação, é importante que contem com espaços de armazenamento suficiente para as suas roupas, livros, videojogos, artigos de higiene, etc. Podes escolher móveis multifuncionais que optimizem o espaço e não deixem visíveis demasiados destes objectos. As camas com gavetas e armários debaixo são também opções muito utilizadas, ainda que o ideal vai ser ter uma cama gaveta como opção extra para que se algum amigo queira passar a noite.
Zona de estudo
Não pode faltar um espaço dentro do quarto para que o teu filho realize os deveres e use o computador. Um elemento fundamental na decoração desta zona é o escritório, que deve ser suficientemente amplo para realizar estas tarefas comodamente. A cadeira que será colocada neste espaço deve ser ergonómica e com costas, para que assim se cuide da boa postura durante as horas de estudo.