Os quartos de hóspedes são espaços delicados de criar. Geralmente nem todos dispomos de um quarto extra dedicado especialmente a esse fim, pelo que o ideal é criar um espaço funcional para o nosso dia-a-dia, mas que possa adaptar-se na perfeição ao nossos hóspedes chegando o momento, e que seja um lugar onde estes se possam sentir bem.
Para criar esse espaço funcional para nós e para os nossos convidados preparámos uma série de ideias e conselhos práticos que podem ser-te de grande utilidade. Neles veremos a escolha de muitos dos elementos que comprovarás no quarto, desde das próprias cores até detalhes como a cama ou a temática escolhida.
Cores apropriadas para os nossos convidados
Com as cores do quarto de hóspedes podes jogar a carta da personalização, mas é importante respeitar certos critérios para acertar na escolha. A premissa principal é que devemos conseguir que os nossos convidados se sintam a gosto num espaço acolhedor.
Para o conseguir o ideal é optar por uma tinta monocromática em tons neutros (cinzento claro, cinzento escuro, chocolate, creme ou branco) ou tons pastel (amarelo, verde ou azul) para transmitir uma sensação de tranquilidade, perfeito para o descanso, e que ampliará a sensação de espaço no quarto. Para além disso esta tonalidade neutra te permitirá combinar com facilidade estilos de roupa de cama.
Móveis para um quarto funcional
A escolha dos móveis que irão compor este quarto dependerá principalmente do espaço que dispomos. Se não tivermos problemas de espaço podemos optar por colocar uma cama com as suas respectivas mesas-de-cabeceira, um pequeno armário para que os hóspedes possam guardar os seus pertences e diversas soluções como se tratasse de um quarto normal.
Se dispormos de pouco espaço ou queremos combinar a função de quarto de hóspedes com outra, como a criação de uma pequena sala ou um quarto de brinquedos, o ideal é optar por soluções para dormir dobráveis como um sofá cama ou um colchão insuflável, um espelho para dar mais iluminação ao espaço e que pareça maior, móveis multifuncionais, etc.
Escolha da cama
Como anunciávamos anteriormente, a escolha da cama deu m quarto de hóspedes depende principalmente do uso que lhe vamos dar diariamente. Se queremos que este seja um quarto extra normal porque recebemos convidados com bastante assiduidade, o normal é que queremos um quarto normal com uma cama de, como mínimo, de uma largura de 90 cm.
Pelo contrário, se queremos um quarto que diariamente faça as vezes de sala ou de zona de estúdio, o ideal é optar por soluções versáteis. A principal (e por isso começamos com ela) é a escolha de um sofá cama, soluções perfeitas para ter um sofá cómodo para o dia-a-dia para que possa dar espaço a um convidado chegando o momento.
Para este tipo de soluções a variedade a escolher é enorme, uma grande vantagem a ter em conta. Existe uma ampla variedade de aberturas, de desenhos, de tamanhos e de materiais entre os que optar.
Outra solução que pouco a pouco está a entrar na moda é a dos colchoes insufláveis. A sua popularidade vê-se aumentada graças à comodidade que estes oferecem, tanto para os convidados como para nós. Os colchoes insufláveis actuais são cada vez mais cómodos para dormir neles e os tamanhos são consideráveis, podendo inclusive encontrar colchoes para duas pessoas comodíssimas.
Para nós como hóspedes esta é uma solução funcional e simples, porque diariamente estes estarão guardados sim ocupar praticamente espaço. E no caso de necessitarmos em poucos minutos os teremos cheios.
Últimos detalhes a ter em conta
Devemos tentar que o ambiente geral deste quarto não seja demasiado personalizado, pelo que evitaremos a colocação de fotos pessoais da nossa família neste espaço ou recordações pessoais. O ideal é que a temática escolhida seja neutra, para além de o mais minimalista possível.
Por último queremos dizer se queres saber se escolheste bem todos os elementos e queres garantir que os teus hóspedes ficam cómodos no teu quarto de hóspedes, o melhor é que faças o teste tu próprio. Dorme nele uma ou duas noites e experimenta as suas sensações. Assim descobrirás se falta algo por adicionar, se a cama é cómoda, se a distribuição é a apropriada, etc.